NASA Vai Evacuar os Astronautas da SpaceX Crew-11 da Estação Espacial Internacional em 14 de Janeiro

Caros entusiastas das atividades espaciais!
 
Ontem (10/01), o portal Space.com informou que a NASA planeja evacuar os astronautas da Missão SpaceX Crew-11 da Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 14 de janeiro. O quarteto da Crew-11 deve aterrissar na costa da Califórnia nas primeiras horas da manhã de 15 de janeiro, caso as condições meteorológicas sejam favoráveis.
 
(Crédito da imagem: NASA)
A Estação Espacial Internacional.

Agora sabemos quando ocorrerá a primeira evacuação médica na história da Estação Espacial Internacional.
 
Na noite de sexta-feira (9 de janeiro), a NASA anunciou que está mirando a quarta-feira (14 de janeiro) para a partida antecipada da missão Crew-11 da SpaceX, que conta com quatro pessoas, da estação orbital.
 
A cápsula Crew Dragon da Crew-11 deixará a Estação Espacial Internacional (ISS) na quarta-feira, às 17h EST (22h GMT), e aterrissará no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, por volta das 3h40 EST (08h40 GMT) de quinta-feira (15 de janeiro). Esse cronograma, no entanto, depende de boas condições meteorológicas na zona de aterrissagem.
 
A Crew-11 é composta pelos astronautas da NASA Mike Fincke e Zena Cardman, pelo astronauta japonês Kimiya Yui e por Oleg Platonov, da agência espacial russa Roscosmos. O quarteto chegou à ISS em 2 de agosto para uma estadia de aproximadamente seis meses, mas terminará ficando um pouco abaixo desse período.
 
Na quarta-feira (7 de janeiro), a NASA anunciou que estava adiando uma caminhada espacial prevista para quinta-feira (8 de janeiro), que seria realizada por Fincke e Cardman, porque um astronauta da ISS havia apresentado uma “preocupação médica”.
 
Na quinta-feira, a agência afirmou que traria os astronautas da Crew-11 de volta à Terra mais cedo, para diagnosticar e tratar melhor o problema médico. A NASA não revelou qual astronauta foi afetado nem qual é exatamente o problema, citando preocupações de privacidade.
 
No entanto, o Dr. James Polk, diretor de saúde e medicina da NASA, deu uma descrição vaga durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
 
“Isso não é um problema operacional. Não se trata de uma lesão ocorrida durante a realização de operações”, disse Polk. “É basicamente um problema médico nas áreas desafiadoras da microgravidade, considerando o conjunto de equipamentos que temos à nossa disposição para completar o diagnóstico.”
 
Na quinta-feira, autoridades da NASA disseram que definiriam em breve a data de partida da Crew-11, e a informação de fato chegou rapidamente — na noite de sexta-feira.
 
(Crédito da imagem: SpaceX)
A tripulação da missão SpaceX Crew-11 da NASA posa para uma foto durante uma sessão de treinamento antes do lançamento para a Estação Espacial Internacional. Da esquerda para a direita: Oleg Platonov, Mike Fincke, Zena Cardman e Kimiya Yui.

Os astronautas da Crew-11 deveriam permanecer a bordo da ISS até a chegada de seus substitutos, os quatro membros da Crew-12 da SpaceX. O lançamento da Crew-12 está atualmente previsto para meados de fevereiro, embora a NASA esteja estudando antecipá-lo, se possível.
 
Após a saída da Crew-11, apenas três astronautas permanecerão a bordo da estação orbital: Christopher Williams, da NASA, e os cosmonautas Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikayev, todos chegados à ISS em 27 de novembro a bordo da nave russa Soyuz.
 
Isso definitivamente constitui uma tripulação mínima, já que o tamanho nominal atual da ISS é de sete pessoas. Mas não é inédito; três era o tamanho básico da tripulação da estação até 2009, quando foi dobrado para seis. (O padrão atual é sete.)
 
A ISS tem sido continuamente ocupada por tripulações rotativas de astronautas desde novembro de 2000. É um pouco surpreendente que tenha levado um quarto de século para ocorrer a primeira evacuação médica da estação orbital: modelos estatísticos sugerem que tais eventos deveriam ocorrer aproximadamente a cada três anos, segundo Polk.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários