O 'Foguete Vega C' da ESA Foi Escolhido Pelo INPE Para Lançar o 'Satélite Amazonia-1B' em 2027

Prezados amantes das atividades espaciais!
 
No dia de hoje (27/01), o portal SpaceNews anunciou que o 'Foguete Vega C', da Agência Espacial Europeia (ESA), foi escolhido pelo INPE para realizar o lançamento do Satélite Amazonia-1B, previsto para acontecer somente em 2027.
 
Crédito: ESA-CNES-Arianespace/Optique Vidéo du CSG – S. Martin
Um foguete Vega C decola de Kourou, na Guiana Francesa, em 1º de dezembro, transportando o satélite sul-coreano KOMPSAT-7.
 
De acordo com a nora do portal, uma agência do governo brasileiro lançará um satélite de observação da Terra em um foguete Vega C, trabalhando com um intermediário de lançamentos em vez de contratar diretamente a Avio.
 
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou em 27 de janeiro que lançará o satélite Amazonia-1B em um Vega C em 2027. A espaçonave, com massa de 700 quilogramas, operará em órbita heliossíncrona como parte de um programa nacional de observação da Terra chamado AQUAE, voltado ao monitoramento de recursos hídricos.
 
Embora o Amazonia-1B seja lançado em um Vega C, o INPE não contratou a Avio — que está assumindo a responsabilidade pelos serviços de lançamento do Vega C —, mas sim a SpaceLaunch, uma corretora de lançamentos sediada no Texas.
 
“Recebemos quatro propostas que foram avaliadas, primeiro tecnicamente e depois em termos de valor. Estamos satisfeitos em ter o Amazonia-1B lançado pelo Vega C e em contar com todo o suporte fornecido pela SpaceLaunch”, disse em nota Antonio Miguel Vieira Monteiro, diretor do INPE.
 
Marcy Mabry, cofundadora e diretora-executiva da SpaceLaunch, afirmou que já havia trabalhado com o INPE para organizar o lançamento do Amazonia-1 quando atuava na Spaceflight, uma provedora de serviços de lançamento posteriormente adquirida pela Firefly Aerospace. Essa espaçonave foi lançada em um foguete indiano PSLV em 2021.
 
“Membros da nossa equipe já deram suporte à missão Amazonia-1, e temos orgulho de continuar trabalhando com o INPE para entregar o próximo satélite do programa Amazonia”, disse Mabry em comunicado. “O Vega C oferece uma forte combinação de desempenho e confiabilidade para o Amazonia-1B, e esperamos trabalhar em estreita colaboração com o INPE e a Avio para entregar uma missão bem-sucedida.”
 
A SpaceLaunch anunciou um acordo com a Avio em setembro de 2025 para o lançamento do que a Avio descreveu como um “cliente institucional extraeuropeu”, que as empresas não identificaram na época. Mabry disse que esse acordo era referente ao Amazonia-1B.
 
As empresas não divulgaram o valor do contrato. No entanto, um documento de compras do governo brasileiro, datado de 21 de janeiro, afirma que o contrato entre o INPE e a SpaceLaunch tem valor de 188,2 milhões de reais (US$ 35,6 milhões).
 
Embora esse lançamento tenha sido organizado por meio da SpaceLaunch, a Avio assumiu a responsabilidade pela comercialização dos lançamentos do Vega C como parte de uma transição das atribuições de serviços de lançamento antes exercidas pela Arianespace. A Avio anunciou em dezembro que assinou dois contratos de lançamento do Vega C com clientes não divulgados, com valor combinado superior a 100 milhões de euros (US$ 119 milhões).
 
A Avio também está programada para assumir as operações de lançamento do Vega C no Centro Espacial da Guiana, em Kourou, na Guiana Francesa. “Acho que estamos bem próximos do fim” dessa transição, disse David Cavaillolès, diretor-executivo da Arianespace, durante uma teleconferência com repórteres em 15 de janeiro, acrescentando que a transferência havia sido “muito tranquila”.
 
A Arianespace continua responsável por mais um lançamento do Vega C, embora Cavaillolès tenha dito que essa missão não será o próximo lançamento do Vega C, mas ocorrerá mais tarde no ano. A Avio cuidará do próximo lançamento do Vega C, mas nenhuma das empresas divulgou um cronograma para as próximas missões do Vega.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários