Na Verdade Serão 5 Satélite Brasileiros Que Serão Lançados na Madrugada de Hoje (12/01) da Índia; Entenda Melhor Toda Essa História
Caros entusiastas das atividades espaciais!
Pois então, no momento em que resolvi confiar na incompetente assessoria de imprensa da Agência Espacial Brasileira (AEB), o BS acabou “comendo mosca” e foi obrigado a trabalhar em dobro para trazer à Sociedade Brasileira a informação que está descrita no próprio título acima.
É isso mesmo: ao contrário do que afirmou a nota reproduzida pelo BS na manhã de hoje, oriunda da nota publicada pela incompetente assessoria desse órgão pífio, o lançamento desta madrugada do Foguete indiano PSLV-C62 (veja aqui como acompanhar) não levará apenas dois pequenos satélites brasileiros ao espaço. Na realidade, serão cinco satélites ao todo.
Além dos já citados Aldebaran-1 e EduSat-1, também embarcarão o Uai-Sat, da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (MG) — o primeiro satélite 100% mineiro —, bem como os satélites Orbital Temple e Galaxie Explorer, ambos desenvolvidos pela startup brasiliense All to Space.
O Uai-Sat é um pequeno satélite do tipo PocketQube e marca um feito inédito: será o primeiro satélite desse tipo desenvolvido por uma universidade brasileira. O equipamento será utilizado para coleta de dados e monitoramento de tempestades, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O projeto foi desenvolvido por quatro estudantes e dois professores do curso de Engenharia de Telecomunicações desta universidade mineira.
Já sobre os dois satélites da startup All to Space, infelizmente não foi possível obter mais informações até o momento. Ainda assim, são mais três excelentes motivos para que todos aqueles que torcem pelas atividades espaciais brasileiras acompanhem o lançamento desta madrugada.
Na imagem abaixo, é possível conferir as cargas úteis confirmadas para este lançamento do foguete indiano.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta


Comentários
Postar um comentário