Ex-Astronauta da NASA Se Junta à Vast, Enquanto a Sua Estação Espacial Privada Haven-1 Entra na Fase de Integração
Prezados amantes das atividades espaciais!
No dia de ontem (23/01), o portal SpaceNews noticiou que a ex-astronauta da NASA, Megan McArthur, se juntou à Vast enquanto a sua "Estação Espacial Privada Haven-1" entra na Fase de Integração.
Crédito: Vast
![]() |
| A Vast iniciou os trabalhos de integração de sua estação espacial Haven-1, cujo lançamento agora está previsto para o primeiro trimestre de 2027. |
De acordo com a nota do portal, a desenvolvedora de estações espaciais comerciais Vast contratou mais uma ex-astronauta da NASA, enquanto a empresa adia o lançamento de sua primeira estação.
A Vast anunciou em 23 de janeiro que a ex-astronauta da NASA Megan McArthur passou a integrar a empresa como consultora de astronautas. Nessa função, ela irá assessorar a companhia em questões de design e operações relacionadas ao voo espacial humano.
McArthur se aposentou do corpo de astronautas da NASA em agosto passado, após mais de duas décadas na agência. Ela participou da última missão do ônibus espacial de manutenção do Telescópio Espacial Hubble, a STS-125, em 2009, e mais tarde passou mais de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional como parte da missão Crew-2, em 2021.
“Estou animada para trazer essa experiência adiante e apoiar a visão da Vast para a próxima era do voo espacial humano”, disse McArthur em comunicado. “A Vast tem a equipe, o foco e a ambição para liderar o desenvolvimento da próxima geração de estações espaciais.”
Ela é uma das várias ex-astronautas que agora trabalham com a Vast. O ex-astronauta da NASA Andrew Feustel é o astronauta-chefe da empresa, e outro ex-astronauta da NASA, Garrett Reisman, atua como consultor. A ex-astronauta da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), Naoko Yamazaki, é gerente-geral da subsidiária japonesa da empresa, a Vast Japan.
A Vast também incorporou outros ex-líderes da NASA. A empresa anunciou no mês passado a nomeação de Kathy Lueders como consultora. Lueders é ex-administradora associada da NASA, tendo supervisionado os programas de voo espacial humano da agência, e posteriormente trabalhou na SpaceX como gerente-geral de sua instalação Starbase.
A Vast está aproveitando a experiência de ex-astronautas e ex-dirigentes de agências espaciais enquanto trabalha no desenvolvimento de estações espaciais comerciais, começando pela Haven-1. A estação de módulo único será lançada em um foguete Falcon 9 e receberá até quatro espaçonaves Crew Dragon em missões de curta duração.
A empresa anunciou em 20 de janeiro que iniciou a integração da Haven-1 em suas instalações em Long Beach, Califórnia. Esse trabalho inclui a instalação de sistemas de fluidos pressurizados e aviônicos. A integração será concluída com a montagem do interior do módulo e a instalação de blindagem, radiadores e painéis solares no exterior.
A Vast tinha como meta um lançamento da Haven-1 em meados de 2026, mas afirmou em seu comunicado que o lançamento foi adiado para o primeiro trimestre de 2027.
“A Haven-1 representa um verdadeiro desenvolvimento do zero ao um, e à medida que a Vast avança para sua segunda, terceira e futuras estações, a precisão do cronograma continuará a melhorar conforme aumentam a maturidade dos sistemas, processos e da integração”, afirmou a empresa, acrescentando que a segurança do voo espacial humano continua sendo sua principal prioridade.
“Desde o início, nosso plano de negócios tem sido construir um futuro sustentável em órbita, que atenda ao mercado atual enquanto cria a base para o que vem a seguir”, disse Max Haot, diretor executivo da Vast. “Ao integrar verticalmente design, fabricação, testes e operações, estamos avançando com velocidade e autonomia.”
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário