A NASA Transportará Foguete SLS/Orion da Missão Artemis 2 Para Plataforma em 17 de Janeiro, e o Lançamento Poderá Acontecer em 6 de Fevereiro

Caros entusiastas das atividades espaciais!
 
No dia 10 de janeiro, o portal Space.com informou que a NASA transportará o Foguete SLS/Orion da Missão Artemis 2 para a plataforma de lançamento no dia 17 de janeiro. O lançamento da missão à Lua poderá ocorrer já em 6 de fevereiro.
 
(Crédito da imagem: NASA via X)
Uma porção basal do foguete Space Launch System (SLS) da NASA para a Artemis 2 é vista dentro do Vehicle Assembly Building no Kennedy Space Center, na Flórida.

De acordo com a nota do portal, a primeira missão tripulada à Lua em mais de 50 anos segue no caminho certo para o lançamento já em 6 de fevereiro.
 
A NASA anunciou na noite de sexta-feira (9 de janeiro) que planeja levar o foguete SLS e a espaçonave Orion, que voarão na missão Artemis 2, até a plataforma de lançamento para verificações pré-lançamento em 17 de janeiro, desde que o clima e a prontidão técnica permitam.
 
O veículo especializado Crawler-Transporter 2 da agência transportará o conjunto SLS-Orion do Vehicle Assembly Building (VAB) no Kennedy Space Center da Flórida até a Plataforma de Lançamento 39B, uma viagem de 6,4 km (4 milhas) que pode levar até 12 horas.
 
 
“Estamos nos aproximando da Artemis 2, com o rollout [movimento até a plataforma] chegando a qualquer momento”, disse Lori Glaze, administradora associada interina da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA, em um comunicado na sexta-feira.
 
“Temos etapas importantes restantes no caminho para o lançamento, e a segurança da tripulação continuará sendo nossa prioridade máxima em cada fase enquanto nos aproximamos do retorno da humanidade à Lua”, acrescentou.
 
A Artemis 2 levará quatro astronautas — Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da NASA, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense — em uma viagem de 10 dias ao redor da Lua e de volta à Terra.
 
Embora não pouse na Lua nem entre em órbita ao redor do satélite natural da Terra, a Artemis 2 marcará a primeira viagem humana ao espaço lunar desde a Apollo 17, em dezembro de 1972.
 
 
Após a chegada do conjunto Artemis 2 à Plataforma 39B, os técnicos submeterão o foguete e a cápsula a diversos testes e verificações. O principal deles é o teste de abastecimento, conhecido como wet dress rehearsal (ensaio geral úmido).
 
“Durante o wet dress, as equipes demonstram a capacidade de carregar mais de 2,65 milhões de litros [700.000 galões] de propelentes criogênicos no foguete, realizar a contagem regressiva do lançamento e praticar a remoção segura de propelentes do foguete sem a presença de astronautas”, escreveram os oficiais da NASA no comunicado.
 
Esses testes nem sempre ocorrem sem problemas. Por exemplo, os ensaios gerais úmidos durante a missão Artemis 1 revelaram vazamentos de hidrogênio líquido, o que exigiu múltiplos retornos ao VAB para correção.
 
O lançamento da Artemis 1 foi significativamente adiado, de primavera de 2022 para novembro do mesmo ano. Mas as correções funcionaram: a Artemis 1 foi um sucesso, enviando uma Orion não tripulada à órbita lunar e de volta à Terra.
 
Uma vez concluído o wet dress da Artemis 2, os membros da equipe da missão realizarão uma revisão de prontidão de voo, que avaliará o status de todos os sistemas necessários para um lançamento bem-sucedido e a missão ao redor da Lua. Após essa revisão, a equipe anunciará uma data oficial de lançamento.
 
 
Essa data ficará entre 6 de fevereiro e 10 de abril. No entanto, essa janela de dois meses oferece apenas 15 datas potenciais para o lançamento, explicou a NASA no comunicado de sexta-feira.
 
A agência divide a janela de lançamento da Artemis 2 em três períodos, cada um com um conjunto restrito de possíveis datas de decolagem:
 
* Período de lançamento 31 de janeiro – 14 de fevereiro: oportunidades de lançamento em 6, 7, 8, 10 e 11 de fevereiro
 
* Período de lançamento 28 de fevereiro – 1º de março: oportunidades de lançamento em 6, 7, 8, 9 e 11 de março
 
* Período de lançamento 27 de março – 10 de abril: oportunidades de lançamento em 1, 3, 4, 5 e 6 de abril
 
E não há garantia de que o SLS, a Orion e/ou as equipes de lançamento estarão prontos para tentar a decolagem em todos esses dias “verdes”.
 
“Além das oportunidades de lançamento baseadas na mecânica orbital e nos requisitos de desempenho, também existem limitações sobre quais dias dentro de um período de lançamento podem ser viáveis, com base no reabastecimento de recursos, clima e outros usuários na programação da Eastern Range”, disseram os oficiais da NASA no mesmo comunicado. “Como regra geral, até quatro tentativas de lançamento podem ser feitas dentro da semana aproximada de oportunidades existentes em um período de lançamento.”
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários