A 'Open Cosmos', Empresa Espacial Portuguesa, Lançou ao Espaço o Primeiro Laboratório Europeu de Satélites 6G
Caros entusiastas das atividades espaciais!
Trago agora para vocês uma noticia bem significativa postada ontem (13/01) na página do Instagram da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal - AICEP, ou Portugal Trade & Invest.
Pois então, segundo a nota em questão, uma empresa espacial portuguesa lançou o primeiro laboratório europeu de satélites 6G.
De acordo com nota em questão, a Open Cosmos, empresa especializada na concepção, fabricação e operação de satélites, com sede na UPTEC — polo de inovação que conecta a Universidade do Porto ao ecossistema empresarial, apoiando startups portuguesas no desenvolvimento de negócios e na integração em redes globais de crescimento —, lançou com sucesso dois novos satélites em órbita a bordo da Missão Transporter 15 do Falcon 9, da SpaceX.
Um dos satélites, o 6GStarLab, é o primeiro laboratório europeu aberto e flexível em órbita dedicado a testar redes não terrestres 6G. A plataforma permite que investigadores validem tecnologias de comunicação de próxima geração em condições reais, apoiando aplicações como telemedicina, comunicações remotas, ensino à distância, prevenção de desastres e mobilidade autónoma.
O segundo satélite reforça a infraestrutura partilhada da Open Constellation da Open Cosmos para observação da Terra. Equipado com um sensor hiperespectral, permite a monitorização detalhada da saúde das culturas, dos recursos minerais e da poluição, processando e armazenando dados diretamente em órbita para fornecer informações mais rápidas e acionáveis.
Este duplo lançamento reforça o posicionamento de Portugal como um polo de tecnologias espaciais avançadas, demonstrando como a inovação desenvolvida no país está a contribuir para as ambições digitais e espaciais da Europa.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário