Módulo Lunar 'Blue Moon Mark 1' da Blue Origin é Apresentado em Instalação de Merritt Island
Prezados leitores e leitoras do BS!
O portal Florida Today divulgou ontem (20/01) que o Módulo Lunar Blue Moon Mark 1, desenvolvido pela Blue Origin, foi apresentado na instalação da empresa em Merritt Island, Flórida. O anúncio representa um avanço importante para o Programa Artemis, que tem como objetivo levar astronautas de volta à Lua nas próximas missões da NASA.
De acordo com a nota do portal, quem passa pela Space Commerce Way, em Brevard — recentemente rebatizada como Rodovia Estadual 321 — pode ter notado uma cena incomum saindo das instalações da Blue Origin. O mundo teve seu primeiro vislumbre do módulo lunar da empresa.
Na terça-feira, 20 de janeiro, o módulo Blue Moon Mark 1 da Blue Origin saiu do complexo de Merritt Island. O módulo não tripulado, conhecido como Endurance, está sendo enviado para Houston para testes antes de seu voo à Lua.
“Apresentando o Endurance. Batizado em homenagem ao lendário navio de Ernest Shackleton que viajou até o Polo Sul da Terra, o MK1 honra a resiliência sob pressão”, dizia uma publicação da Blue Origin no X em 20 de janeiro. “Esse mesmo espírito de perseverança guia nossa missão ao Polo Sul lunar.”
A empresa já havia declarado anteriormente que um módulo seria lançado em uma missão de demonstração (pathfinder) não antes da primeira metade deste ano, a bordo do foguete New Glenn da própria companhia, a partir de Cabo Canaveral.
A Blue Origin foi escolhida pela NASA para entregar a missão VIPER, há muito adiada, ao polo sul da Lua em 2027 — uma missão de 100 dias para procurar gelo. É no polo sul lunar que a NASA pretende pousar astronautas a partir da missão Artemis III, em 2028.
Além do módulo Mark 1, a Blue Origin também tem contrato com a NASA para seu módulo Mark 2, uma versão aprimorada que levará astronautas à superfície lunar durante a missão Artemis V.
No momento, não há uma data oficial de lançamento para o módulo Mark 1.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário