A NASA dá Boas-Vindas a Portugal Como o 60º Signatário dos Acordos Artemis

Caros entusiastas das atividades espaciais!
 
No dia de ontem (12/01), o portal da NASA noticiou que a agência estava dando boas-vindas a Portugal como o 60º signatário dos "Acordos Artemis".
 
Crédito: Departamento de Estado dos EUA
Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, e o embaixador dos EUA em Portugal, John J. Arrigo, posam para uma foto em 12 de janeiro durante uma cerimônia em Lisboa, Portugal, para marcar a assinatura do país aos Acordos Artemis.

De acordo com a nota do portal, Portugal é a mais recente nação a assinar os Acordos Artemis, juntando-se a outros 59 países no compromisso de promover princípios para a exploração responsável da Lua, de Marte e além, em parceria com a NASA.
 
“Portugal se junta a um grupo de nações que estão construindo a estrutura para uma atividade espacial segura, transparente e próspera”, disse o administrador da NASA, Jared Isaacman, em declarações gravadas. “Esta é a Era de Ouro da Exploração da nossa geração. Juntos, estamos impulsionando a inovação, fortalecendo a colaboração internacional e descobrindo os segredos do universo.”
 
A secretária de Estado da Ciência e Inovação de Portugal, Helena Canhão, assinou os Acordos Artemis em nome do país em 11 de janeiro.
 
“2026 é o ano em que os seres humanos retornarão à Lua. Isso marcará o início de uma nova era da exploração espacial, que remete aos exploradores portugueses do passado, como Magalhães e sua circum-navegação do nosso planeta”, afirmou Hugo Costa, diretor executivo da recentemente criada Agência Espacial Portuguesa, sobre a assinatura. “Como uma nação que aborda a sustentabilidade espacial com grande cuidado e responsabilidade, Portugal e a Agência Espacial Portuguesa têm orgulho de aderir aos Acordos Artemis e de contribuir para o uso sustentável, benéfico e pacífico do espaço para toda a humanidade.”
 
Uma cerimônia para reconhecer a assinatura foi realizada na segunda-feira na capital, Lisboa, durante uma reunião semestral entre os Estados Unidos e Portugal para discutir a cooperação entre os dois governos.
 
“Este é um passo significativo para a exploração espacial responsável”, disse o embaixador dos EUA em Portugal, John J. Arrigo, que participou do evento. “Princípios compartilhados como os dos Acordos Artemis são essenciais para garantir que o espaço continue sendo um domínio de estabilidade, segurança e oportunidade para todas as nações.”
 
Em 2020, durante a primeira Administração Trump, os Estados Unidos, liderados pela NASA e pelo Departamento de Estado dos EUA, uniram-se a outras sete nações fundadoras para estabelecer os Acordos Artemis, em resposta ao crescente interesse em atividades lunares por parte de governos e empresas privadas.
 
Os acordos introduziram o primeiro conjunto de princípios práticos destinados a aumentar a segurança, a transparência e a coordenação da exploração espacial civil na Lua, em Marte e além.
 
Assinar os Acordos Artemis significa explorar de forma pacífica e transparente, prestar auxílio a quem necessita, garantir acesso irrestrito aos dados científicos dos quais toda a humanidade possa aprender, assegurar que as atividades não interfiram nas de outros, preservar locais e artefatos de importância histórica e desenvolver boas práticas sobre como conduzir atividades de exploração espacial em benefício de todos.
 
Espera-se que mais países assinem os Acordos Artemis nos próximos meses e anos.
 
Saiba mais sobre os Acordos Artemis em:
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários