ExLabs e ChibaTech Unem Forças Para Pousar CubeLanders Estudantis no Asteroide Apophis

Prezados amantes das atividades espaciais!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (21/01), o portal Space Daily noticiou que a empresa estadunidense ExLabs firmou uma parceria com o Instituto de Tecnologia de Chiba, do Japão, e com seu Centro de Pesquisa em Exploração Planetária (PERC) para levar cargas úteis lideradas por universidades à superfície do asteroide Apophis durante sua aproximação próxima da Terra em 2029. A Missão ApophisExL é descrita como o primeiro rideshare comercial de espaço profundo do mundo e conta com apoio por meio de colaboração em projeto de missão e operações com o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, operado pelo Caltech.
 
De acordo com a nota do portal, sob a liderança da cientista planetária e diretora do PERC, Dra. Tomoko Arai, estudantes e pesquisadores da ChibaTech estão desenvolvendo duas cargas de pouso que serão implantadas na superfície de Apophis. Esse esforço representa um dos poucos casos no mundo em que estudantes contribuem diretamente para hardware de voo destinado a deixar a órbita da Terra.
 
“Este projeto nos desafia a fazer três coisas nunca realizadas antes”, disse a Dra. Arai. “Primeiro, conduziremos uma missão de defesa planetária/asteroide de resposta rápida por meio da colaboração entre indústria e academia. Segundo, tecnologias com herança de CubeSat estão sendo utilizadas no projeto do módulo de pouso. Terceiro, estudantes de engenharia com experiência prática no desenvolvimento de CubeSats desenvolverão o módulo de pouso. Esses esforços conectam diretamente a educação à exploração e dão continuidade ao legado do Japão de contribuição em missões a asteroides.”
 
A espaçonave ApophisExL está programada para chegar a Apophis antes de o asteroide passar pela Terra e permanecerá nas proximidades para realizar observações ao longo do encontro de 13 de abril de 2029. Durante esse sobrevoo, Apophis passará a cerca de 32.000 quilômetros da Terra, atravessando a órbita dos satélites geoestacionários e tornando-se visível a olho nu para bilhões de pessoas.
 
O conjunto de cargas úteis da ChibaTech inclui uma câmera de imageamento multibanda montada na nave-mãe da ExLabs e módulos de pouso implantáveis em formato de CubeSat, conhecidos como CubeLanders. Esses sistemas foram projetados para investigar a composição e a estrutura da superfície do asteroide, com base na herança de voo de projetos estudantis de CubeSats da ChibaTech e das missões japonesas Hayabusa.
 
“Dar aos estudantes a oportunidade de projetar e voar hardware que pousará em um asteroide é transformador. Isso muda a forma como eles veem a engenharia, a ciência e o seu papel no futuro da humanidade no espaço. O Japão tem um forte legado na exploração de asteroides, e esta missão estende esse legado por meio da colaboração internacional e de uma nova abordagem comercial para o espaço profundo. Temos orgulho de fazer parceria com a ExLabs em uma missão que coloca os estudantes no centro da exploração real do espaço profundo.” — Joi Ito, presidente do Instituto de Tecnologia de Chiba.
 
Os parceiros apresentam a ApophisExL como um novo modelo de acesso ao espaço profundo. Historicamente, missões a asteroides têm sido empreendimentos grandes, de vários bilhões de dólares, conduzidos por agências espaciais nacionais, mas esta missão é estruturada como um voo de espaço profundo liderado comercialmente e totalmente operado, com acesso a cargas úteis co-manifestadas, com o objetivo de reduzir custos, complexidade e barreiras à participação.
 
“Estamos trabalhando para superar as barreiras que, por muito tempo, mantiveram a exploração do espaço profundo nas mãos apenas das maiores agências espaciais”, disse Keiko Nakamura-Messenger, vice-presidente de Desenvolvimento de Missões da ExLabs e ex-cientista de missões da NASA. “Provavelmente existem dezenas de instrumentos avançados e qualificados para o espaço parados em salas limpas ao redor do mundo — reservas de voo, experimentos de missões que nunca foram lançadas ou instrumentos incríveis desenvolvidos por estudantes universitários. A ExLabs está construindo espaçonaves acessíveis e flexíveis, necessárias para dar a essas cargas úteis oportunidades reais de voo para o sistema solar interno. Nossa colaboração com a ChibaTech incorpora nossa visão de exploração do espaço profundo: colaborativa internacionalmente, viabilizada comercialmente e aberta à próxima geração para o futuro da exploração espacial.”
 
A ApophisExL é descrita como a primeira de uma série planejada de missões de espaço profundo totalmente hospedadas, que seguem esse modelo comercial de rideshare. A ExLabs posiciona essa abordagem como uma forma de estabelecer uma cadência recorrente de oportunidades de espaço profundo para clientes científicos, de defesa, universitários e comerciais.
 
Para ajudar a garantir a prontidão da missão e a conformidade com práticas consolidadas de espaço profundo, a ExLabs está trabalhando com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no suporte à arquitetura da missão, revisões de projeto da espaçonave e planejamento operacional. O envolvimento do JPL tem como objetivo alinhar a missão comercial aos padrões estabelecidos de operações em espaço profundo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários