NASA Adia o Lançamento da 'Missão Artemis I'I Para 08 de Fevereiro Devido ao Frio Intenso

Caros amantes das atividades espaciais!
 
Credito: Space Daily

No dia de ontem (30/01), o portal Space Daily noticiou que a NASA adiou, na sexta-feira, a data mais próxima em que os astronautas poderiam voar até a Lua, devido às previsões de temperaturas congelantes no local de lançamento na Flórida.
 
De acordo com a nota do portal, a janela mais próxima para a missão lunar agora será 8 de fevereiro, dois dias depois do previsto originalmente.
 
A NASA estava se preparando para realizar um teste crucial de abastecimento durante o fim de semana no foguete de 98 metros (322 pés) que está na plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, Flórida.
 
Mas grande parte dos Estados Unidos está enfrentando condições severas de inverno, com ar ártico avançando pelo país após uma tempestade de inverno mortal.
 
A Flórida não está imune: o estado normalmente ensolarado pode registrar suas temperaturas mais baixas em décadas, previstas para ficarem próximas de zero.
 
“As condições climáticas esperadas para este fim de semana violariam os requisitos de lançamento”, disse a NASA em comunicado.
 
Se o tempo permitir, as equipes da NASA agora planejam realizar os testes finais na segunda-feira, após os quais a data de lançamento será determinada.
 
A mudança reduz a possibilidade de que a NASA consiga lançar a equipe Artemis 2, composta por quatro astronautas, em seu sobrevoo da Lua em fevereiro — restam apenas três dias de janelas potenciais nesse mês.
 
A equipe continua em quarentena em Houston, informou a NASA.
 
A agência espacial americana afirmou que aquecedores foram colocados sobre a cápsula Orion para mantê-la aquecida, e sistemas de purga estão configurados para o clima frio, garantindo as condições adequadas.
 
Os oficiais da NASA também estão se preparando para lançar uma equipe à Estação Espacial Internacional, missão que está sendo coordenada de perto, pois está planejada para ocorrer poucos dias após o potencial lançamento da Artemis 2.
 
A próxima rotação de tripulação da NASA para a ISS pode acontecer já em 11 de fevereiro, mas dependendo dos planos da Artemis, pode ser adiada.
 
“Nossas equipes trabalharam com muito cuidado para ver como podemos continuar avançando para o lançamento de ambas as missões, garantindo ao mesmo tempo que evitamos qualquer conflito importante”, disse Ken Bowersox, administrador do Diretório de Operações Espaciais da NASA, durante uma coletiva na sexta-feira.
 
Há a possibilidade de que a Crew-12 tenha algum tempo de sobreposição no espaço com a equipe da Lua, perspectiva que os astronautas da ISS disseram na sexta-feira que apreciariam.
 
“Se lançarmos antes da Artemis, estaremos a bordo da Estação Espacial Internacional, e parte do plano de voo deles envolve uma chamada para a ISS”, disse Jessica Meir, comandante da tripulação, acrescentando que ficariam “animados” em ter uma conversa espacial com os colegas.
 
“Estamos todos empolgados com o lançamento da Artemis. Estamos muito ansiosos para ver como tudo isso vai acontecer.”
 
A equipe Crew-12 para a ISS também inclui Sophie Adenot, que será a segunda mulher francesa a voar ao espaço.
 
Outro detalhe notável: a nova janela de 8 de fevereiro para um potencial lançamento à Lua coincide com o Super Bowl, o campeonato da National Football League, altamente assistido.
 
Essa janela de lançamento se abriria às 23h20 na Flórida (04h20 GMT em 9 de fevereiro) — logo após o provável término do jogo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários