O 'Satélite Militar de Comunicações SpainSat NG-II' Sofreu Danos Por Detritos em Órbita

Prezados amantes das atividades espaciais!
 
Crédito: Airbus
 
No dia 02/01, o portal Aviation Week Network informou que o satélite militar de comunicações SpainSat NG-II sofreu danos causados por detritos enquanto transitava para sua posição orbital final, e uma avaliação está em andamento.
 
“A equipe técnica está analisando os dados disponíveis para determinar a extensão dos danos”, afirmou a Indra. A empresa espanhola de defesa é a acionista majoritária da Hisdesat, companhia espanhola de serviços de satélites.
 
A operadora do satélite elaborou um plano de contingência para evitar problemas de serviço para o cliente do Ministério da Defesa da Espanha e outros usuários, disse a Indra. Por exemplo, o satélite estava previsto para fazer parte de uma prestação de serviços no âmbito do Programa Govsatcom da Comissão Europeia (CE), no qual os países compartilham capacidade.
 
“Se necessário, o SpainSat NG II será substituído o mais rápido possível”, disse a Indra.
 
O satélite, construído pela Airbus, foi lançado em outubro a bordo de um Falcon 9 da SpaceX a partir do Complexo de Lançamento Espacial 40, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, nove meses após o SpainSat NG I.
 
O satélite deveria entrar em operação em órbita geoestacionária. A Indra informou que o incidente ocorreu a uma distância de 50.000 km (31.068 milhas) da Terra.
 
A espaçonave de 7 m (23 pés) e 6 toneladas métricas (31.069 libras) é baseada na plataforma Eurostar Neo da Airbus e equipada com uma antena ativa em banda X.
 
O incidente ocorre em um momento de crescentes preocupações com o lixo espacial e os possíveis danos à constelação cada vez maior de satélites de comunicações e outras espaçonaves. No mês passado, a SpaceX alertou que satélites chineses lançados a partir de seu veículo lançador chegaram perigosamente perto de um de seus satélites Starlink.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários