Segundo INPE Cheia no Mamoré Deve Atingir Rio Madeira

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (21/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que imagens de satélite analisadas pelo INPE mostram que grandes áreas de inundação ainda persistem no Vale do Rio Mamoré, na Bolívia.

Duda Falcão

Cheia no Mamoré Deve Atingir Rio Madeira

Sexta-feira, 21 de Março de 2014

Imagens de satélite analisadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que grandes áreas de inundação ainda persistem no Vale do Rio Mamoré, na Bolívia. O Mamoré é importante formador de tributários do Rio Madeira, no Brasil, incluindo os rios Madre de Dios, Beni e Guaporé.

Imagens recentes do satélite Landsat 7 apresentam áreas atualmente inundadas pelo Mamoré que irão vazar para o Madeira. Essas águas do Rio Mamoré ainda não chegaram a Porto Velho e quando atingirem a região, o que deve ocorrer em alguns dias, tornarão a situação ainda mais crítica em Rondônia.

A Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE tem avaliado imagens de satélite com o intuito de ajudar a antecipar medidas de emergência que são tomadas pela Defesa Civil.

Registrada no dia 15 de março pelo Serviço Geológico Americano (USGS) e processada por Oton Barros, pesquisador do INPE, a imagem abaixo mostra em azul escuro e em negro a superfície inundada com resposta espectral de água. Em verde, no entorno da calha do rio, matas inundadas pela cheia do Rio Mamoré. Essas águas ainda alimentarão a cheia histórica do Rio Madeira.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial