Física ao Entardecer Discutirá 'Buracos Negros' na UNESP

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (14/03) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que evento gratuito discutirá “Buracos Negros” no Instituto de Física Teórica dia 20/03.

Duda Falcão

Notícias

Física ao Entardecer Discute Buracos Negros

Evento gratuito acontece no Instituto de Física
Teórica da UNESP dia 20/3, às 19 h

Assessoria de Comunicação e Imprensa
14/03/2014

Fragmento de cartaz
O Instituto de Física Teórica (IFT) da UNESP realiza, dia 20 de março, às 19 h, o primeiro evento Física Entardecer. As palestras, gratuitas e abertas ao público em geral, enfocam, de maneira acessível, temas ligados à Física por destacados palestrantes. O primeiro tema, 'Buracos Negros', será tratado por George Matsas, professor do IFT. O Instituto fica na R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 - em frente ao Metrô Barra Funda. Informações: (11) 3393-7836.

SÍNTESE DA PALESTRA 'BURACOS NEGROS'

Buracos negros surgiram como uma predição teórica da teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Ninguém os levou realmente a sério por décadas e tudo indica que mesmo Einstein morreu acreditando que buracos negros não existiam na natureza. Hoje são poucos (se alguém) os que disputam a existência destes objetos que transcendem a própria ficção. Nesta palestra discutiremos de forma simpes e ilustrativa o que são buracos negros e seu papel no Universo que habitamos.

SOBRE GEORGE MATSAS

Bacharel (1985) pelo Instituto de Física da USP, mestre (1988) e doutor (1991) pelo Instituto de Física Teórica da UNESP e livre docente (1999) pelo Instituto de Matemática da UNICAMP. Atualmente é professor Titular do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista. Trabalha na área de Relatividade com ênfase em questões conceituais na interface da Gravitação com a Mecânica Quântica. Tendo tido vários trabalhos com estudantes destacados em fóruns como Science, Nature e Physical Review Focus, atualmente são seus ex-estudantes (alguns dos quais agraciados pela SBF e CAPES com prêmios de melhor tese de doutorado do ano), que desenvolvem carreiras independentes de sucesso com trabalhos destacados por sociedades como a American Physical Society (APS). Em 2008 foi reconhecido pela mesma APS como Outstanding Referee.

Acesse o cartaz aqui.


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial