MasterClass Internacional em Física de Partículas na UNESP e na UFABC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/03) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que o evento "MasterClass Internacional em Física de Partículas" será realizado no Estado de São Paulo nos dias 21 e 22/03 no Campus Universidade Federal do ABC (UFABC) e nos dias 27 e 28/03 no Campus da UNESP.

Duda Falcão

Notícias

MasterClass Internacional em Física
de Partículas na UNESP

Atividades em São Paulo ocorrem dias 27 e 28 de março

Assessoria de Comunicação e Imprensa
17/03/2014

Reprodução
Todos os anos, institutos de pesquisa e universidades ao redor do mundo convidam alunos e seus professores para participar de um programa com o objetivo de fazê-los vivenciar a vanguarda da pesquisa científica. O MasterClass Internacional permite que os alunos atuem como físicos de partículas por um dia, analisando dados experimentais reais do Grande Colisor de Hádrons (LHC, da sigla em inglês) do CERN.

Esta edição, que celebra o 10º ano da iniciativa, contará com mais de 10 mil alunos do Ensino Médio de 40 países. Este ano, cerca de 200 cientistas em universidades e laboratórios de 40 países estarão participando do MasterClass.

No Estado de São Paulo o grupo do SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center) organizará pela 7º vez o evento do MasterClass. Este ano, além do Câmpus da UNESP na cidade de São Paulo, o evento será organizado também na Universidade Federal do ABC, no campus de Santo André, em um esforço conjunto dos pesquisadores de ambas instituições.

Além da recente descoberta do bósons de Higgs no LHC, os dados certamente escondem muitos outros segredos interessantes à espera de serem revelados. No MasterClass os alunos do Ensino Médio trabalham com dados reais coletados pelo experimentos atuando como verdadeiros cientistas. Os dados disponíveis para uso educacional do MasterClass foram produzidos pelos quatro experimentos do CERN: Atlas, CMS, Alice e LHCb. Estudantes examinam os produtos de colisões entre partículas elementares que viajam através do acelerador de 27 quilômetros a uma velocidade próxima à da luz.

Uma grande variedade de tarefas estará disponível e um dos destaques é, naturalmente, a caça ao bóson de Higgs. ATLAS e CMS disponibilizaram eventos reais de candidatos a bóson de Higgs para os alunos procurarem por estas partículas raras e de vida média extremamente curta. Concluídos os exercícios, eles terão a oportunidade de apresentar suas conclusões no final do dia para grupos de estudantes de outros países participantes, através de uma videoconferência com o CERN. Dessa forma também exercitarão essa atividade de discussão de resultados, como acontece cotidianamente em muitas colaborações de física de partículas.

Nos dias 21 e 22 de março o evento será realizado na UFABC, sendo que no sábado será realizada uma videoconferência com o CERN e simultaneamente, no Câmpus da UNESP, com escolas cujos professores já participaram do MasterClass em anos anteriores. Tais professores farão previamente a preparação para os exercícios e aulas introdutórias, usualmente feitas no primeiro dia do evento, em suas próprias escolas, auxiliando assim na propagação das atividades do evento.

Na UNESP, o MasterClass será novamente realizado nos dias 27 e 28 de março com a participação de 12 escolas da rede pública estadual, envolvidas no programa Ensino Médio Integral, juntamente com estudantes de licenciatura do Rio de Janeiro. A videoconferência desse grupo será feita com o CERN no dia 28.

Esse ano o evento do SPRACE na UNESP é coordenado pelos professores Sandra S. Padula (UNESP), Pedro Mercadante (UFABC), Valéria S. Dias (USP) e Fernando C. Carvalho (UNESP). Na UFABC o evento está sendo coordenado por Giselle Watanabe e Pedro Mercadante. O MasterClasses Internacional é coordenado pela Universidade de Tecnologia de Dresden e pelo programa americano QuarkNet, sendo gerido em estreita cooperação com International Particle Physics Outreach Group (IPPOG).

Contatos

Sandra Padula: Sandra.Padula@cern.ch
Pedro Mercadante: Pedro.Mercadante@cern.ch

Informações



Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial