CLA Vai Realizar o Primeiro Lançamento de Foguete de 2014 Nesta Quarta, 12/03

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (11/03) no site do “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)” destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) vai realizar o seu primeiro lançamento de foguete do ano nesta quarta-feira (12/03).

Duda Falcão

CLA Vai Realizar o Primeiro Lançamento
de Foguete de 2014 Nesta Quarta, 12

ACS/DCTA
11/03/2014

O Centro de Lançamento de Alcântara realiza nesta quarta-feira (12/3) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB). A Operação Falcão I/ 2014 foi iniciada nesta segunda-feira (10/3) com um briefing de informações técnicas repassadas à equipe envolvida. Essa é a primeira operação realizada no ano e tem por objetivo manter toda equipe operacional em atividade e testar os equipamentos e sistemas associados aos lançamentos. Outro propósito da Falcão I/ 2014 é a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do veículo.

O Foguete de Treinamento Básico (FTB) faz parte do Projeto FOGTREIN, ou Foguete de Treinamento que tem por missão proporcionar treinamento operacional ao efetivo e testar a prontidão da infraestrutura dos Centros (CLA/CLBI) para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos. Também faz parte do projeto o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) que é lançado anualmente tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários

  1. Seriam esses lancamentos algum tipo de preparativo para a "Operacao raposa"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Não há informações quanto a isso. Espero que o jornal O Estado do Maranhão apresente amanhã uma matéria sobre esse lançamento que esclareça alguma coisa sobre a tão esperada "Operação Raposa". Vamos aguardar.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial