Estação Espacial Internacional Concorre ao Prêmio Nobel da Paz 2014

Olá leitor!

Recebi na tarde de ontem (13/03) via e-mail o release abaixo do Sr. Daniel Konrad Link, membro da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA) e do Núcleo de Estudos de Direito Espacial (NEDE) e colaborador do nosso blog, nos solicitando que divulgassemos no Blog BRAZILIAN SPACE.

Duda Falcão

Estação Espacial Internacional
Concorre ao Prêmio Nobel da Paz 2014

Daniël Konrad Link *

“Acho que todos estamos de acordo, o passado acabou.”
George W. Bush (Dallas Morning News, Maio 2000)

A Parceria da Estação Espacial Internacional foi indicada e concorre ao Prêmio Nobel da Paz de 2014, que será anunciado em 10 de Outubro.

A Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) é um marco da humanidade na cooperação de diferentes países em um alvo comum: consolidar a presença humana no espaço exterior.

A parceria da ISS, estabelecida através do  acordo intergovernamental sobre a cooperação na Estação Espacial Internacional Civil[i], é composta pelos governos do Canadá, dos Estados membros da Agência Espacial Europeia, do Japão, da Rússia e dos Estados Unidos da América.

Diversas nações enviaram seus astronautas e experimentos a bordo da ISS. O astronauta brasileiro tenente-coronel Marcos Cesar Pontes representou o país com oito experimentos, na inesquecível e histórica Missão Centenário.

A ISS abriu o espaço exterior para 68 países realizarem algum tipo de experimento a bordo. Possibilita avanços tecnológicos e científicos em ambiente de microgravidade e o estudo da permanência humana no espaço exterior. Os produtos desta cooperação transferem vários avanços para a sociedade na Terra, e sua existência fortalece a convivência pacífica entre nações.

O Tratado do Espaço de 1967 estabelece que a exploração e o uso do espaço exterior deverão “ter em mira o bem e interesse de todos os países, qualquer que seja o estágio de seu desenvolvimento econômico e científico, e são incumbência de toda a humanidade”[ii]. A colaboração em uma estação internacional caminha nesta mesma direção. A ISS é o maior empreendimento internacional pacífico na história da humanidade. Esta cooperação deve ser reconhecida, oportunamente cem anos após a eclosão da chamada primeira guerra mundial.

O objetivo do “ISS for Nobel Prize Initiative”, além do merecido reconhecimento do projeto de engenharia entre nações e notável proeza política que a ISS constitui, é educar o público em geral sobre a importância da Estação Espacial Internacional como importante passo para o futuro da humanidade.

Para mais informações sobre a Iniciativa: http://issnobelprize.com

* Membro da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA) e do seu Núcleo de Estudos de Direito Espacial (NEDE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial