Alunos de Escola Pública de Ubatuba Conhecem Criador de Cubesat

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (27/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o especialista americano em Cubesats, Prof. Jordi Puig-Suari, visitou a Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves de Ubatuba (SP) para conhecer o Projeto UbatubaSat.

Duda Falcão

Alunos de Escola Pública Paulista
Conhecem Criador de Cubesat

Coordenação de Comunicação da AEB


Brasília, 27 de março de 2014 – Alunos do ensino médio da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves de Ubatuba (SP) conheceram nesta quarta-feira (26) o professor Jordi Puig-Suari, da Universidade Politécnica da Califórnia (Cal Poly), dos Estados Unidos, um dos criadores dos satélites de pequeno porte, também chamados de CubeSat.

O engenheiro aeronáutico, que está no Brasil a convite da Agência Espacial Brasileira (AEB), visitou a escola para conhecer o projeto UbatubaSat, por meio do qual os estudantes desenvolveram um CanSat, batizado de Tancredo-1, com orientação dos engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos (SP).

O CanSat, que proporcionou a participação dos estudantes em eventos sobre o tema nos Estados Unidos e Japão, tem programação para ser lançado ao espaço no segundo semestre do ano a partir da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) com apoio da AEB.

Puig-Suari assistiu ao documentário que conta a história do projeto UbatubaSat, conheceu o laboratório de soldagem e o espaço que abrigará a futura sala limpa, na qual serão montados os próximos CanSats programados pelo projeto. Ele ainda se reuniu com os alunos para responder perguntas sobre pequenos satélites.

Nesta quinta-feira (27) Puig-Suari visita o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN). Na sexta-feira (28) se reúne com o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, na sede da instituição em Brasília onde profere uma palestra para estudantes da Universidade de Brasília (UnB) à tarde.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Primeiramente, finalmente a CCS da AEB divulga de forma correta as informações sobre essa iniciativa do grupo de Ubatuba liderado pelo Prof. Cândido Moura, depois de tanto reclamarmos em nossos comentários. A notícia de que a escola está construindo uma “Sala Limpa” onde serão montados os futuros Tubesats (CanSat) é fantástica, e prova uma vez mais que tudo feito com dedicação e seriedade apresenta resultados. Da Bahia transmito minhas sinceras congratulações a equipe do Prof. Cândido Moura, desejando desde já sucesso no lançamento do Tubesat Tancredo-1 e na continuidade do Projeto UbatubaSat. Vale dizer também que a AEB está de parabéns por trazer este especialista para essa pequena temporada no Brasil, que creio trará certamente benefícios. Entretanto, alguém se lembrou de perguntar ao mesmo se ele gostaria de trabalhar no Brasil? Quem sabe na UFRN (Projeto CONASAT), ou na UFSM/INPE (Projeto NanosatC), na USP/AIRVANTIS (Sonda Lunar- Cubesat), ou em outra universidade brasileira, seguindo assim o exitoso exemplo da UnB que recentemente trouxe diversos especialistas nesse área de pequenos satélites e em outras áreas como propulsão híbrida. Falando em especialistas estrangeiros, aguardem, pois muito em breve estaremos apresentando uma entrevista com um desses especialistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes