Especialista em Cubesat Acompanha Testes com Satélite no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o especialista americano em Cubesats acompanha testes com satélite do INPE.

Duda Falcão

Especialista em Cubesat Acompanha
Testes com Satélite no INPE

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Jordi Puig-Suari em palestra à estudantes do ITA.

Brasília, 26 de março de 2014 – O professor da Universidade Politécnica da Califórnia (Cal Poly), dos Estados Unidos, Jordi Puig-Suari, um dos criadores dos satélites de pequeno porte, acompanhou nesta terça-feira (25) parte dos testes que estão sendo feitos com o primeiro nanosatélite brasileiro, NanosatC-BR1, no Laboratório de Integração e Testes (LIT), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

O engenheiro aeroespacial, que está no Brasil a convite da Agência Espacial Brasileira (AEB), também conheceu detalhes do projeto AESP-14, cubeSat em desenvolvimento pelo INPE e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Os dois pequenos satélites têm programação para lançamento a partir de junho próximo. À tarde, Puig-Suari proferiu palestra sobre aplicações de pequenos satélites para estudantes do ITA.

Nesta quarta-feira (26), Puig-Suari se reúne com engenheiros e estudantes envolvidos com a produção do AESP-14 para uma revisão crítica do projeto. Em seguida se desloca para Ubatuba (SP), onde se encontra com alunos da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, que, com o auxílio de técnicos do INPE, desenvolveram um CanSat. Este satélite de pequeno porte também será levado ao espaço no segundo semestre deste ano.

O professor da Cal Poly se disse bem impressionado com o avançado estágio alcançado pelo país na produção de pequenos satélites bem como com as instalações do LIT e com a diversidade de testes e serviços que o equipamento oferece às instituições de pesquisa e a iniciativa privada.

Na quinta-feira (27) Puig-Suari visita o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), e na sexta (28) à tarde profere palestra sobre pequenos satélites na sede da AEB, em Brasília (DF).


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial