CLBI e CREA-RN Promovem o Curso de Introdução à Tecnologia de Foguetes

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/03) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” destacando que o CLBI em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado do Rio Grande do Norte (CREA-RN)” irão promover nos meses de março e abril um “Curso de Introdução à Tecnologia de Foguetes”.

Duda Falcão

CLBI e CREA-RN Promovem o Curso de
Introdução à Tecnologia de Foguetes

19/03/2014

Visando a capacitação técnica de pessoal e a disseminação das tecnologias envolvidas em lançamento de foguetes, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado do Rio Grande do Norte (CREA-RN), promoverá o curso intitulado "Introdução a Tecnologia de Foguetes". O curso será ministrado em 48 horas/aula, divididos em dois períodos de 24 a 28 de março e de 07 a 11 de abril. O primeiro período será realizado na sede do CREA-RN e o segundo período será realizado no CLBI.

O instrutor, Dr Ariovaldo Felix Palmerio, é engenheiro Mecânico (IME) com mestrado em engenharia aeronáutica (ITA) e doutorado nos EUA (Virginia Polythecnic Institute), possui notório saber na área de foguetes e veículos aeroespaciais, tendo trabalhado em vários projetos no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) de 1975 a 2011. O IAE pertence ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), órgão do Comando da Aeronáutica.

O instrutor já ministrou vários cursos na área, tendo suas anotações ao longo dos anos transformadas no livro intitulado "Introdução a Tecnologia de Foguetes", publicado em dezembro de 2013, que será utilizado como base do curso.

O curso contará com a participação de 90 profissionais das seguintes entidades: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Agência Espacial Brasileira (AEB), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado do Rio Grande do Norte (CREA-RN), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Rio Grande do Norte (INPE-RN) Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).


Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo. Iniciativas como essa têm sempre que serem aplaudidas e apoiadas, pois podem ajudar muito o desenvolvimento dessa área no país. Parabéns ao CLBI e ao CREA-RN.

Comentários

  1. Fiquei interessado no livro.
    Alguém aí passa o link do livro INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA DE FOGUETES.

    Eu já procurei,procurei e procurei e nada do Sr.Google me mostrar onde comprá-lo.

    Alguém ajuda aí!

    ResponderExcluir
  2. "Prof. JOSÉ FELIX UMA BOA OPÇÃO PARA ESTE CURSO !"

    Duas cabeças pensam melhor que uma só, muitas melhor ainda, mas precisam fazê-lo de modo bastante completo conforme conhecimentos adquiridos ao longo da história das REAIS REALIZAÇÕES ( Teoria e Prática).
    O CEFAB parabeniza está empreitada. Não basta saber para sí, é preciso aplicar os conhecimentos, difundir a atividade com sabedoria, não basta querer, é preciso fazer.....fazer bem feito.
    Feliz aquele pesquisador formado, que não é egoísta, mas transfere o que sabe e continua aprendendo o que ensina.
    Neste BRASIL de MAUS EXEMPLOS DOS POLÍTICOS, você pode achar que não precisa de ninguém, mas olhe para o lado pois algum jovem OCIOSO EM PROJETAR SEUS FOGUETES, pode estar precisando de você Pesquisador, para descobrir de forma natural os verdadeiros TALENTOS!.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial