Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) Comemorou 31 Anos de Fundado

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (17/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) comemorou na sexta-feira passada (14/03) 31 anos de fundado.

Duda Falcão

Centro de Lançamento de Alcântara
Comemora 31 Anos

Seção de Comunicação Social-CLA e DCTA


Brasília, 17 de março de 2014 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, comemorou na sexta-feira (14) seus 31 anos de criação. Na solenidade realizada na instituição foram homenageados o Graduado Padrão, o Servidor do Ano e o Praça Exemplar de 2013. Ainda foi concedido o diploma de Amigo do CLA ao prefeito de Alcântara, Domingos Santana da Cunha Júnior, e a outras seis personalidades da região.

Na oportunidade, ainda foi entrega da Medalha Militar a 12 militares do Centro, por terem completado 20 anos e dez anos de serviços prestados à Aeronáutica.

A cerimônia foi presidida pelo Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, diretor do CLA e teve a presença de autoridades civis e militares locais. Em seu discurso, o diretor destacou a importância das atividades desempenhadas pelo Centro, ao longo de seus 31 anos. Segundo Santos, a atividade espacial é essencial para o desenvolvimento de tecnologias do dia-a-dia das pessoas, facilitando o acesso à telefonia móvel, Internet, TV Digital, navegação por GPS dentre outras contribuições nos mais diversos campos do conhecimento.

Atividades - O CLA foi criado em 1º de março de 1983 e tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE).

No Centro são operacionalizadas importantes atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), como o Programa  Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB). Nesse programa, são colocados experimentos científicos a bordo de foguetes suborbitais, que após lançados alcançam o ambiente de microgravidade, fornecendo dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de eletrônica, biotecnologia, mecânica, dentre outras. Por tudo isso, o CLA é conhecido como a Janela Brasileira para o Espaço.

DCTA – Na sexta-feira (14) também foi comemorado o 67º aniversário do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). O órgão planeja, realiza, gerencia e controla as atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica. Para a definição da data, levou-se em conta a data de criação do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento (Dped), em 14 de março de 1969, e a sua fusão com o então Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em 2006.

Na cerimônia de aniversário foram homenageados militares e servidor civil padrão, escolhidos por terem se destacado nas funções. Também foram entregue medalhas por tempo de serviço a cinco graduados, como forma de recompensa pelos serviços prestados.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial