Mulheres São Homenageadas em Evento na ANA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (12/03) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que mulheres foram homenageadas em evento no auditório  da Agência Nacional de Águas ( ANA).

Duda Falcão

Mulheres São Homenageadas em Evento na ANA

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)


Brasília, 12 de março de 2014 – Evento promovido nesta quarta-feira (12) no auditório da Agência Nacional de Águas (ANA) homenageou servidoras e colaboradoras da instituição e da Agência Espacial Brasileira (AEB) pelo Dia Internacional da Mulher, ocorrido no último dia 8.

Na solenidade de abertura, com a presença de representes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Meio Ambiente (MMA) e da ANA, o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel, que representou o presidente José Raimundo Coelho,da Agência, homenageou as mulheres apresentando um breve relato das atividades profissionais da engenheira Chantal Cappelletti, professora da Universidade de Brasília (UnB), que lidera a capacitação de mais de cem pesquisadores de diversas universidades, no desenvolvimento e produção de microssatélites, em programa coordenado pela AEB.

Ainda fez parte da programação duas palestras, oficina sobre direitos das mulheres, sessões de prestação de serviços e outras atividades lúdicas, além de uma sessão de cinema na AEB.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Para aqueles que não sabem a engenheira italiana Chantal Cappelletti é uma das maiores especialistas no mundo na área de nanossatélites e microssatélites universitários, sendo extremamente significativo a sua passagem pelo Brasil como professora contratada pela Universidade de Brasília (UnB). Entretanto, fico a me perguntar se não estamos formando profissionais exclusivamente para atuarem em outras agências espaciais do mundo devido à falta de comprometimento por décadas de nossos governos  (muito jogo de cena e pouca ação) com o programa espacial do país? É uma questão a ser analisada e conto com a participação de nossos leitores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial