Satélite Mostra Recuo da Inundação em Afluente do Madeira

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada ontem (26/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que imagens de satélite mostra recuo da inundação em afluente do Rio Madeira.

Duda Falcão

Satélite Mostra Recuo da Inundação
em Afluente do Madeira

Quarta-feira, 26 de Março de 2014

Imagens de satélite processadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram baixa no nível da alagação na Bacia Hidrográfica do Rio Beni, afluente do Rio Madeira.

Pesquisadores do INPE analisaram dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e concluíram que o nível do rio tende a crescer mais lentamente até o mês de abril. Ainda assim, mesmo que o rio pare de subir, o nível da água em Porto Velho deve levar aproximadamente 30 dias para retornar a 16,68 m (cota de emergência).

Imagens de satélites anteriormente analisadas pelo INPE mostram que a inundação persiste nas bacias dos rios Mamoré e Guaporé (Itenéz), na Bolívia.

A análise das imagens de satélites gera informação importante para as ações de Defesa Civil, que deve alertar moradores e autoridades, pois a tendência é de que essas águas continuem a alimentar a cheia do Rio Madeira ainda por vários dias.

As imagens abaixo foram registradas pelo Serviço Geológico Americano (USGS) nos dias 27 de fevereiro e 21 de março. As áreas inundadas com água exposta aparecem em azul e preto. Em verde, cercadas por áreas azuis ou pretas, estão as áreas de floresta inundada. Áreas em tons de rosa são savanas.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial