LAICA/UnB Desenvolve Propulsor Híbrido Para o SARA Orbital

Olá leitor!

A contribuição acadêmica nos últimos 10 anos nas atividades espaciais brasileiras tem sido de certa forma surpreendente, apesar das herculanas dificuldades que a setor espacial é obrigado a enfrentar em seu dia-a-dia devido a já conhecida má vontade governamental para com as atividades espaciais do país.

De Norte a Sul, de Leste a Oeste do Brasil, diversas universidades vem desenvolvendo projetos espaciais em diversas áreas, formando novos profissionais e desenvolvendo novos conhecimentos científicos e tecnológicos que serão muito uteis ao nosso programa espacial e evidentemente para todos os setores de nossa sociedade.

Universidades como USP, UNICAMP, UNESP, UNIVAP, ITA, UFABC em São Paulo, UFRJ e UFJF no Rio de Janeiro, UFMG e PUC Minas em Minas Gerais, UFPR e UEL no Paraná, UFRGS e UFSM no Rio Grande do Sul, UEFS, UFPE e a UFRN no Nordeste e a UnB no Cento Oeste, são algumas das universidades que estão atualmente desenvolvendo pesquisas nessa importante área para o futuro da humanidade.

Evidentemente para o leitor as pesquisas que mais chamam a atenção são aquelas ligadas a projetos de desenvolvimento tecnológico de grande apelo, como a Missão Aster (UNESP, UnB, UFABC, USP, UFRJ, UEFS, UFPR, ITA, INPE, ON, IMT), a Missão Lunar da USP/AIRVANTIS, a missão do nanosatélite NanosatC-BR1 (UFSM/INPE) e outros.

Entretanto outros projetos tão importantes quanto vêm sendo realizados nessas universidades e um deles foi o que me motivou a escrever esse artigo. Refiro-me ao projeto de desenvolvimento de um propulsor híbrido para ser utilizado pelo SARA Orbital do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do DCTA.

O projeto em questão leitor está sendo desenvolvido por pesquisadores e alunos ligados ao "Laboratório de Aplicação e Inovação em Ciências Aeroespaciais (LAICA)" da Universidade de Brasília (UnB).

Se bem me lembro, esse projeto é fruto de um estudo realizado pelo Eng. Pedro Luiz Kaled Da Cás e outros alunos dessa universidade quando da passagem deles pela Ucrânia durante o mestrado realizado na Universidade de Dnipropetrovsk, e que chegou a ter um artigo publicado na edição de jul/set de 2012 na revista “Journal of Aerospace Technology and Management (JATM)”, revista esta que é editada pelo IAE. (veja aqui).

Sob a responsabilidade e coordenação do professor ucraniano Dr. Olexiy Shynkarenko e com a participação dos seguintes professores e pesquisadores:

Dr. Manuel Nascimento Dias Barcelos Junior - Sistema de aquisição
Dr. Renato Alves Borges - Sistema de controle
Dr. Simone Battistini - Sistema de controle
Dr. Paolo Gessini - Consultor em pesquisa experimental
Dr. Artem Andrianov - Materiais, construção e fabricação
M.Sc. Artur Elias de Morais Bertoldi - Concepção e desenvolvimento de motor de propulsão híbrida, co-executor de testes de bancada

E dos alunos:

Bs. Erlan Rodrigo de Souza Cassiano - Coordenador de testes, design bancada de testes, design motor de foguete
Igor Seiiti Kinoshita Ishioka – Estagiário - Projeto, manutenção e montagem de subsistemas
Gabriel Santos da Costa Pinto - Estagiário - Projeto, manutenção e montagem de subsistemas
Ramon Bevelaqua - Estagiário - Projeto, manutenção e montagem de subsistemas
Priscilla Dias da Silva - Estagiário – Pesquisa de combustão, simulação
Hugo Felippe da Silva Lui - Estágiário - Aerodinâmica aplicada, simulação

o LAICA/UnB vem desenvolvendo essa alternativa tecnológica para uso no nosso SARA Orbital.

Vale dizer que desde a implantação do LAICA na UnB e da contratação dos seguintes professores:

Dr. Artem Andrianov (Ucrânia)
Dra. Chantal Cappelletti (Itália)
Dr. Olexiy Shynkarenko (Ucrânia)
Dr. Paolo Gessini (Itália)
Dra. Simone Battistini (Itália)

as atividades espaciais nessa universidade vem se ampliando e a prova disso são os outros dois projetos em curso neste laboratório, ou seja, o Projeto do LAICAnSat-1 (primeiro cansat desenvolvido na UnB) e o Projeto CORVUS, que infelizmente ainda não consegui qualquer informação sobre o mesmo, mas que desconfio que seja um projeto de nanosatélite ou até mesmo de um microsatélite, já que a Dra. Chantal Cappelletti é uma das maiores especialistas internacionais na área de desenvolvimento desses tipo de satélites.

Vale lembrar que antes mesmo da criação do LAICA, a UnB já vinha se destacando em atividades espaciais nas áreas de Propulsão Hibrida para foguetes através do grupo do Prof. Dr. Carlos Alberto Gurgel Veras (hoje diretor da AEB) e de Propulsão a Plasma (Iônica) através do grupo do Prof. Dr. José Leonardo Ferreira do Instituto de Física da UnB.

Pois é leitor, pensar que não temos competência no país para conduzirmos um programa espacial efervescente e que apresente resultados realmente significativos não é verdade, o que nos falta é compromisso governamental (vergonha na cara), em um esforço coordenando que envolva os institutos de pesquisa, as universidades (públicas e privadas), as empresas genuinamente brasileiras, o Congresso e principalmente a Presidência da Republica e seu desmiolado e irresponsável MPOG. Sem isso o Programa Espacial Brasileiro continuará sendo um programa de fantasia, a AEB uma casa de cabide de emprego  e o PEB uma peça de propaganda política de governos tão desastrosos como esse da PresidentA DILMA ROUSSEF.

Duda Falcão


Fonte: Laboratório de Aplicação e Inovação em Ciências Aeroespaciais (LAICA)

Comentários

  1. Oi Duda! O que se passou com “Operação Raposa” (aquela onde será testado em voo um motor foguete líquido brasileiro - o L5)? Nao iria acontecer em Fevereiro? Ja estamos em Marco e nao temos noticias ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Bom amigo eu não sei, mas deve ter ocorrido algo que impossibilitou o lançamento dessa Operação em Fevereiro. Sei que é frustrante, mas fazer o que? Eu creio inclusive que com as chuvas de março e abril que atingem a região de Alcântara essa missão deve sofrer um grande atraso. Só nos restar esperar.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Oi Duda, eu queria saber sua opinião sobre o programa Alcantara Cyclone Space Brasil/Ucrânia,com a atual crise na Ucrânia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Eu creio que como toda essa confusão o atraso deve aumentar ainda mais, e torço para que não só atrase e sim seja posto um fim definitivo em todo esse desatino, mas teremos de aguardar para ver como essa história vai acabar.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Voltando ao assunto em pauta e também à pauta dos problemas na Ucrânia, notei que existem vários ucranianos envolvidos no projeto.

    Essa é a situação típica em que se o nosso país tivesse um GOVERNO com letras maiúsculas, seria a ora de convidar esses e vários outros a contribuir com o NOSSO programa espacial.

    Mas aí, já seria querer muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!

      Também pensei a mesma coisa. Seria realmente uma grande oportunidade para atrair alguns pesquisadores ucranianos, principalmente na área de propulsão, mas é claro tendo sempre em mente a busca por tecnologias de propulsão menos poluentes.

      Abs

      Duda falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Olha, nao sei nao. A Uniao Europeia conhece o potencial da Ucrania na area de lancadores, e ouvi comentarios por aqui que se eles entrassem na comunidade europeia eles poderiam enriquecer o programa espacial europeu... mas o Brasil nao deixa de ser uma hipotese...

      Excluir
  4. Caro Duda,

    Nós daqui da UnB estamos muito felizes com a matéria, o Projeto do motor do SARA está indo muito bem, e no mesmo Uniespaço conseguimos também que outros dois projetos fossem aprovados, um para melhora do equipamento de propulsão iônica do Prof. Leonardo e outro para construção de um uma instalação similar no nosso novo campus no Gama

    Mais um esclarecimento, o LAICA na realidade é uma iniciativa para unir todas as pesquisas Aeroespaciais da UnB sob um mesmo guarda-chuva e com isso facilitar a interação entre os diversos times. O LAICA é a fusão do seguintes laboratórios:

    Hybrid Team, time de Propulsão híbrida
    Lab. de Plasmas, Propulsão iônica
    LARA, Laboratório de Robótica e Automação
    Laboratório de Sistemas Aeroespaciais, Gama Campus Gama

    Talvez o SARA híbrido seja o primeiro projeto pensado e desenvolvido dentro do contexto do LAICA, mostra disso é a participação de pesquisadores de diversos laboratórios

    Quanto a min ainda mantenho contato com o pessoal da Universidade

    Pedro Kaled

    PS: tenho visto poucas noticias do SERPENS no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eng. Pedro Kaled!

      Quanto tempo não nos falamos, né verdade? Creio que já esteja atuando na ACS, né isso? Bom, quanto a matéria não fiz nada de mais, afinal as atividades espaciais realizadas na UnB merece todo o nosso reconhecimento e tenho certeza continuará merecendo ainda por muitos anos.

      É bom saber que o LAICA fundiu-se aos dois outros grupos e ao Laboratório LARA, pois creio que assim facilitará as coisas, principalmente com o apoio do "Programa UNIESPAÇO" na construção das instalações definitivas do LAICA (sé é que entendi bem a sua colocação) e nessa pesquisa em propulsão iônica do grupo do Prof. Leonardo que, pelo que sei, visa o desenvolvimento de um dos motores iônicos da Missão ASTER.

      Agora quanto ao SERPENS (esclarecendo para o leitor o significado: "Programa Sistema Espacial para Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites", pelo que sei as notícias se limitaram as notas da AEB postada aqui no blog dia 27/11/2013 sobre o Workshop do SERPENS e em 05/12/2013, sobre o lançamento do programa. Enfim, nada a mais foi divulgado até o momento.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  5. Caro Duda,

    Eu trabalho na AEB e estou envolvido com o SERPENS na parte de Estruturas.

    Não se preocupe vamos lançar mais noticias do projeto assim que possível

    Pedro Kaled

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eng. Pedro!

      Pensei que tivesse se ligado a ACS, mas que bom que optou pela AEB. Afinal estamos precisamos de pesquisadores competentes dentro da Agência. Quanto as notícias sobre o SERPERS, eu ficarei no aguardo e inclusive postei um artigo no dia hoje sobre o pouco que sei sobre esses programa.

      Abs e boa sorte

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário