UFTM Promove Obs. Gratuita da Super Lua em Cuibá (MT)

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (23/06) no site “G1” do globo.com, destacando que a UFTM também promoverá de graça em Cuiabá na noite de hoje (23/06) a observação do fenômeno da 'Super Lua'.

Duda Falcão

MATO GROSSO

Noite Deste Domingo Terá Observação
de 'Super Lua' de Graça em Cuiabá

Em aproximação com a Terra, lua cheia estará mais brilhante esta noite.
Telescópios serão disponibilizados no campus da UFMT em Cuiabá.

Do G1 MT
23/06/2013 - 15h29
Atualizado em 23/06/2013 - 15h29

O céu de Cuiabá estará diferente na noite deste domingo (23) graças ao fenômeno da “Super Lua”, ocasião em que o satélite natural da Terra se apresenta ainda mais brilhante que de costume. Raro, o acontecimento já é uma atração a olho nu, mas poderá também ser contemplado pelos cuiabanos com o uso de telescópios disponibilizados gratuitamente no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A observação será coordenada pelo físico Marcos Gonçalves. Além da Lua, o planeta Saturno também poderá ser avistado. Haverá também uma discussão sobre a órbita da Lua e uma oficina de astronomia.

De acordo com a professora Telma Couto, doutora em Astronomia, o fenômeno deste domingo ocorre devido ao trajeto da órbita da Lua.

Como a órbita não é um círculo perfeito, mas uma elipse em torno da Terra, a distância entre o planeta e seu satélite varia: o ponto máximo de distância é chamado de apogeu e o ponto máximo de aproximação – que acontece neste domingo – é o perigeu. Como estará mais próxima da Terra, naturalmente a Lua, que também está em sua fase cheia, estará mais brilhante.

Neste domingo, “a Lua entrará na fase cheia 22 minutos após ter alcançado o perigeu, que estará a 356 991 km de distância da Terra. Qual será o efeito dessa Super Lua sobre a Terra? As marés aumentarão em alguns centímetros. Não há motivo algum para preocupação”, explica a professora.

“Uma Lua Cheia no perigeu - ou muito próxima a este -, ocorre apenas num intervalo de um ano, um mês e dezoito dias, ou 413 dias. A próxima Super Lua com essas características acontecerá no próximo dia 23 de junho, e depois, só em 10 de agosto de 2014. A última ocorreu em 5 de maio de 2012”, completa a doutora.

A lua mais brilhante de 2013 poderá ser observada das 19h às 21h no estacionamento do Instituto de Física, próximo à entrada do Zoológico, no campus de Cuiabá.


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Pois é, para você que é de Cuiabá também é uma boa pedida. Compareça ao estacionamento do Instituto de Física e bom divertimento.

Comentários

  1. Admiro a AEB publicar informação errada. A melhor noite para a observação da SUPERLUA foi de sábado para domingo, e NUNCA na noite de domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Você pode está certo, mas não foi a AEB, e sim nesse caso o site G1 da Globo.com. Entretanto toda a mídia deu a notícia como sendo na noite de Domingo.

      Abs

      Duda Fallcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Para o outro Anonimo: O perigeu e a entrada da Lua na fase cheia ocorreram no dia 23. Portanto, o dia 23 é o dia da Super Lua. Se informe melhor, Sr. Enonimo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022