Meteorito Atrav. Céus do Vale e Vira ‘Hit’ nas Redes Sociais

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (20/06) do jornal “O VALE”, dando destaque ao meteorito que atravessou os céus do Vale do Paraíba na última terça-feira virando ‘Hit’ nas Redes Sociais.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Meteorito Atravessa os Céus do Vale
e Vira ‘Hit’ nas Redes Sociais

Objeto deixa rastro no céu escuro e mexe com a imaginação
de muita gente; para alguns, seria até um disco voador

Taubaté
June 20, 2013 - 06:05

Mistério no ar intriga moradores da região

Um objeto cortou os céus da região Sudeste na noite da última terça-feira e chamou a atenção de muita gente. Seria um objeto voador não-identificado? Seria um satélite desgovernado? Seria lixo espacial?

Para os cientistas, nada disso: foi um meteorito, que penetrou na atmosfera da Terra e deixou um rastro no céu escuro em razão do atrito com a própria atmosfera.

No Vale do Paraíba, o objeto apareceu no céu por volta das 23h45 e pode ser visto em diversas cidades --como Taubaté, Lagoinha, Caçapava e Pindamonhangaba.

Segundo relatos de testemunhas, o objeto luminoso foi acompanhado de um forte barulho logo depois de sua aparição. Um susto para muita gente.

O caso intrigou moradores de Taubaté e região. Já na noite de terça, as redes sociais viraram ponto de debate sobre o tema.

“Eu estava olhando pela janela e, de repente, vi alguma coisa caindo, um clarão. Realmente parecia muito um OVNI, pela maneira como ele ia caindo, mas logo pensei ser um meteoro pequeno, esses lixos espaciais que vem do sistema solar”, disse o publicitário Carlos Alberto Oliveira, 23 anos.

Em Lagoinha, moradores afirmaram que sentiram o chão tremer após a aparição do objeto no céu.

“Foi percebido um grande estrondo, um barulho forte incomum e difícil de descrever. Eu estava no sofá e percebi o tremor no chão, um impacto mesmo”, disse o Diogo Carvalho, de 22 anos.

O estudante afirmou que correu para o computador, para ver se encontrava mais notícias sobre o fato, e descobriu que o tal OVNI havia tomado conta da internet.

“De repente, o pessoal começou a comentar que também tinha percebido, e logo deram o relato do clarão avistado. Logo, surgiram vídeos do mesmo evento, presenciado em outros locais”, conta.

Em vídeos postados, internautas de diversos estados comentavam, afirmando também terem visto o objeto.

Entre eles, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, além de outras cidades do Estado de São Paulo.

Alguns dos vídeos chegaram a mais de 4.000 visualizações até a noite de ontem, e mostravam imagens do mesmo evento, mas de diversos pontos diferentes do país.

Meteorito - O objeto parecia uma bola de fogo com uma cauda, e teve comentários por todo o Vale do Paraíba.

“Eu não tinha ideia do que era. Desde pequeno acreditei em extraterrestres, então logo pensei nisso, mas não dei muita bola. Depois que vi que tinha muita gente comentando também”, disse Carlos Alberto.

Especialistas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais) afirmaram que o objeto misterioso não passa de um meteorito que se encontrou com a Terra. Um fato comum.

O instituto informa que diversos pequenos asteroides caem no planeta frequentemente, mas que, nesse caso, o objeto era maior, e foi percebido pela população.

SAIBA MAIS

O que é meteorito

Um meteorito é a denominação dada quando um meteoroide, formado por fragmentos de asteroides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, alcança a Terra

Maior

O meteorito Hoba West é o maior já encontrado. Caiu na Namíbia e pesa 59 toneladas

Brasil

No Brasil, o maior meteorito é o chamado Pedra de Bendegó, que caiu na Bahia em 1784


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 20/06/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022