UFPR Promoveu Palestras na Área de Propulsão

Olá leitor!

O Grupo de Foguetes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), denominado de “Grupo Carl Sagan”, liderado pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Marchi, realizou no inicio desse mês duas interessantíssimas palestras ministradas por dois profissionais atuantes nas áreas de Propulsão Híbrida e de Propulsão Líquida no Brasil.

A primeira delas intitulada “Propulsão Híbrida - Possibilidades e Desafios” foi ministrada dia 07/06 no auditório Léo Grossman, localizado no Centro Politécnico da UFPR, pelo Prof. Artur E. M. Bertoldi, do Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB).

Já a segunda palestra intitulada, “Iniciativas Para o Setor Espacial”, foi ministrada no mesmo local dia 11/06 pelo diretor da empresa INOTECH de São José dos Campos (SP), Eng. Rene Nardi, abordando as atividades de propulsão líquida dessa empresa em parceria com entidades universitárias de sua região (UNIVAP) e do estado de Minas Gerais (UFMG e PUC Minas).

Durante a palestra, o Eng. Rene Nardi apresentou aos alunos e participantes o atual estágio das atividades da empresa nessa área de propulsão líquida, abordando inclusive o projeto FogUni (Foguete Universitário) previsto para ser lançado no final de 2014, o projeto do Motor RE-100 H (motor que será usado no projeto do FogUni), o projeto do Motor RE-500 de 5kN, entre outros projetos, e inclusive também anunciou para um futuro próximo o inicio de estudos para o desenvolvimento de um motor foguete líquido de 20kN.

Além disso, o diretor da INOTECH anunciou a pretensão da empresa de realizar em novembro desse ano o “III JET Propulsion Symposium (III Simpósio Jato Propulsão)”, evento esse importante na área de propulsão espacial que acredito deva acontecer em Minas Gerais e chamo a atenção dos interessados, pois deveremos publicar a chamada para inscrições logo que for disponibilizada.

Caso queira ter acesso à apresentação do Eng. Rene Nardi clique aqui.

Duda Falcão


Fonte: Blog Foguete UFPR - http://fogueteufpr.blogspot.com.br

Comentários