INPE - Pesquis. é Escolhido p/Presidi Comitê Internacional

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Pesquisador do INPE foi eleito para presidi Comitê Científico Internacional na área de Astrofísica Relativística.

Duda Falcão

Pesquisador do INPE Preside Comitê Científico
internacional na Área de Astrofísica Relativística

Segunda-feira, 24 de Junho de 2013

João Braga, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acaba de ser eleito presidente do Comitê Científico da International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet), uma rede internacional de grupos de pesquisa sediada na Itália.

O pesquisador brasileiro assumirá o cargo antes ocupado pelo italiano Riccardo Giacconi, premiado em 2002 com o Nobel de Física. Criada em 2005, a ICRANet reúne universidades e instituições de pesquisa governamentais e privadas do mundo todo. Uma de suas principais atividades é a coordenação de um programa internacional de Doutorado em Astrofísica Relativística que faz parte do Erasmus Mundus, da Comissão Europeia.

Em março, o INPE assinou acordo de cooperação científica com a ICRANet, para promover pesquisa e atividades educacionais conjuntas na área de Astrofísica Relativística. “O INPE passará a fazer parte do International Relativistic Astrophysics PhD Program (IRAP), no âmbito do programa Erasmus Mundus”, explica João Braga, que além de presidir o Comitê Científico da ICRANet também é responsável pelas atividades relacionados ao acordo com o Instituto.

“A ICRANet conta com um staff fixo de pesquisadores que tem produzido resultados relevantes e ainda proporciona o intercâmbio de conhecimento entre instituições e cientistas de vários países”, diz o pesquisador do INPE.

Membro oficial da ICRANet desde 2011, o Brasil está prestes a ganhar uma sede da organização internacional no país, que terá instalação provisória no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assim como o INPE.

A eleição de um pesquisador brasileiro para a presidência do Comitê Científico da ICRANet atesta o reconhecimento da atuação do país, que possui vários grupos de pesquisa sobre Relatividade, Cosmologia e Astrofísica.

No INPE são desenvolvidos importantes estudos e projetos na área, como a primeira missão astronômica espacial brasileira a bordo de um satélite. O MIRAX, um imageador de Raios X destinado ao estudo do centro da galáxia e objetos como buracos negros e estrelas de nêutrons, estará a bordo do LATTES, satélite científico em desenvolvimento no instituto, que conta ainda com um Programa de Pós-Graduação em Astrofísica.

Mais informações sobre a ICRANet no site www.icranet.org.

João Braga, pesquisador do INPE eleito
presidente do Comitê Científico da ICRANet


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários