SBPC/ABC Contestam Reportagem da Folha de São Paulo

Olá leitor!

Olha ai abaixo leitor uma nota oficial conjunta da Presidente da SBPC, Helena Nader e do Presidente da ABC, Jacob Palis, publicada ontem (20/06) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC, contestando a reportagem de ontem do Jornal Folha de São Paulo (postada ontem aqui no blog, veja aquisobre os e-mails que segundo o mesmo revelam divergências no “Programa Ciências sem Fronteiras”.

Duda Falcão

Notícias

Presidentes da SBPC e da ABC Contestam Reportagem da Folha de S. Paulo Sobre
Programa Ciência sem Fronteiras

Para Helena Nader e Jacob Palis, a reportagem
prestou um desserviço à ciência brasileira

Jornal da Ciência
20/06/2013

Ao publicar na edição de hoje a reportagem "E-mails revelam divergências em programa de bolsas", a Folha de S. Paulo prestou um desserviço à ciência brasileira. O programa Ciência sem Fronteiras é um programa ousado, em fase de implementação e em constante aperfeiçoamento, envolvendo estudantes e pesquisadores de diferentes áreas e fases de formação, que certamente impactará positivamente a ciência e a educação do país. Como parte do programa, notáveis cientistas do exterior estão atuando no Brasil como orientadores de nossos estudantes e parceiros de nossos pesquisadores.

A reportagem foca a troca de e-mails entre os presidentes da Capes e do CNPq, e-mails estes obtidos de forma apócrifa e publicados fora do contexto de colaboração e interação entre as agências e os pesquisadores. Ressalto o papel relevante que os presidentes da Capes e do CNPq, Jorge Guimarães e Glaucius Oliva, cientistas internacionalmente muito respeitados, têm desempenhado em favor da ciência e da educação brasileiras. A Folha poderia se aprofundar nos resultados e impactos positivos da ação conjunta das duas agências, Capes e CNPq, na ciência e educação brasileiras. O sucesso do financiamento da ciência no Brasil se deve às parcerias entre essas e outras agências, em níveis federal, estadual e municipal.

A ABC e a SBPC lutam de forma inequívoca pela liberdade de comunicação, e pela liberdade de imprensa, mas de forma alguma pode deixar de protestar quando esta é usada para tirar do devido contexto a comunicação pessoal entre dois respeitados pesquisadores que dirigem agências do porte da CAPES e CNPq. Interpretar e-mails isolados, trocados entre Guimarães e Oliva, e tirar conclusões apressadas, como fez a Folha, é extremamente leviano.

Um jornal do porte da Folha deveria ter mais cuidado e poderia consultar membros da comunidade científica para tratar, com mais embasamento,de assunto tão estratégico. Trata-se de um programa que visa não só a ida de jovens brasileiros de talento aos melhores centros científico-tecnológicos no exterior, como também, e crescentemente, visa permitir a vinda de grandes cientistas internacionais ao nosso país, para colaborar na formação de recursos humanos e desenvolvimento de novas pesquisas de nosso grande interesse. Gostaríamos de ver na Folha de S. Paulo e em outros grandes veículos de comunicação,uma discussão séria sobre temas que informem a Sociedade o notável avanço da pesquisa científica brasileira, que tem merecido amplo reconhecimento internacional, o que é benéfico ao país e à nossa Sociedade.

Helena B. Nader e Jacob Palis Jr., respectivamente presidentes da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e da ABC (Academia Brasileira de Ciências).

Links para a reportagem da Folha:

E-mails revelam divergências em programa de bolsas -  De acordo com reportagem da Folha, correspondência entre dirigentes da Capes e do CNPq mostra ameaça de 'jogo de empurra' entre os dois órgãos.

Dirigentes negam atritos na gestão do Ciência sem Fronteiras - Texto complementar da Folha com as declarações de Glaucius Oliva, do CNPq, e de  Jorge Guimarães, da Capes



Fonte: Site do Jornal da Ciência de 20/06/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022