Lançado de Alcântara Foguete de Treinamento Intermediário

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (14/06) no jornal “O Estado do Maranhão”, dando destaque ao lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) da “Operação Águia I – 2013”, ocorrida ontem (13/06) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Geral

Lançado de Alcântara Foguete de
Treinamento Intermediário

Do CLA, veículo atingiu altitude de 52,59 km e tempo
de voo de 216 segundos; lançamento faz parte da
Operação Águia I/2013 para treinamento operacional

O Estado do Maranhão
14/06/2013

Reprodução de imagem/TV Mirante
Foguete lançado ontem do CLA
atingiu uma atitute de 52,29 km
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou às 15h14 de ontem um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), como parte da Operação Águia I/2013, visando ao treinamento operacional e à obtenção de dados para qualificação e certificação do veículo. Ele atingiu uma altitude de 52,59 quilômetros e chegou ao ápice do lançamento com o tempo de 106 segundos. Viajou por 216 segundos até cair no oceano.

O foguete, que tem comprimento 5,5 m e peso total de 500 kg, pode transportar até 30 kg de carga útil. Este foi o oitavo FTI lançado em Alcântara.

A Operação Águia I/2013 é realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do CLA e conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), da Segunda Força Aérea (FAE II), da Capitania dos Portos do Maranhão
(CPMA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e participação de equipes do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° Gav) e do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3°/7° Gav).

A operação foi iniciada segunda-feira (10), com a participação de todos os setores envolvidos, que receberam instruções acerca do cronograma de atividades previstas, características do veículo a ser lançado, procedimentos de segurança, normas de qualidade, apoio logístico, dentre outras.

De acordo com diretor do CLA, tenente-coronel César Demétrio Santos, a partir da próxima segunda-feira (17), as equipes envolvidas no lançamento do FTI farão reuniões para definir os próximos procedimentos da Operação Águia I. “É parte do procedimento, reunimos os técnicos e faremos um planejamento das ações futuras desta missão”, afirmou o diretor do CLA.

MAIS

O FTI faz parte do Projeto Foguete de Treinamento, que tem por missão testar a prontidão da infraestrutura do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Operação Águia I – 2013

- Período da Campanha: De 10 a 19 deste mês
- Veículo: FTI
- Organizações Envolvidas: AEB, DECEA, DCTA, I COMAR, FAE II, CPMA, IFI, 1°/8° GAv, 3°/7° Gav e CLA
- Objetivo Geral: Realizar o lançamento e o rastreio de um Foguete de Treinamento Intermediário FTI com transponder na Banda C, telemetria na Banda S, terminação de voo, sem carga útil científica, tendo como finalidade o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação do veículo.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 05 - 14/06/2013

Comentário: Bom leitor, infelizmente dessa vez o jornal “O Estado do Maranhão” não trouxe nada de novo que possamos tirar dessa matéria sobre a “Operação Águia I – 2013” e assim continuaremos no escuro sobre os próximos passos na área de lançamentos de foguetes do CLA, pelo menos até que o IAE venha se manifestar, divulgando alguma notícia sobre a Operação do VS-40. Vamos aguardar e em breve estarei postando no blog o relatório dessa missão. Aproveitamos para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários

  1. Olha Duda!! Não achei nenhuma matéria em português falando sobre essa notícia nos últimos dias. Será que é verdadeira? http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_06_14/Colonizadores-de-Marte-enfrentam-morte-horr-vel-4241/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Daniel!

      Não sei lhe responder se essa notícia tem fundamento, mas se tiver em breve deve sair em algum site de procedência conhecida.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022