Super Lua Aparecerá no Céu do Brasil Esta Noite

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (23/06) do jornal “O VALE”, dando destaque a “Super Lua” que deverá aparecer no céu na noite de hoje. Fiquem atentos.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Preste Atenção no Céu: Depois de 18 Anos, a
Noite de Hoje Tem a Companhia da 'Super Lua'

A Lua vai parecer 14% maior e estar 30%mais brilhante;
melhor horário para observação é o seu nascimento às 17h52

Xandu Alves
São José dos Campos
June 23, 2013 - 06:47

Foto: Divulgação

O Dia dos Namorados passou, mas hoje é a noite deles, precisamente às 19h32, segundo o horário de Brasília.

Os corações apaixonados estarão iluminados pela maior Lua dos últimos 20 anos. A "Super Lua" só voltará a aparecer em 18 anos.

O fenômeno é conhecido pelos astrônomos como a Lua de perigeu. O perigeu é o ponto em que o satélite lunar está mais próximo da Terra em sua órbita elíptica (oval).

Como a Terra não está no centro dessa órbita, há dois pontos conhecidos da passagem da Lua: o perigeu (356.991 quilômetros de distância da Terra) e o apogeu (406.490 km distante de nosso planeta). A Lua está hoje 50 mil km mais próxima da Terra. O satélite vai parecer 14% maior e 30% mais brilhante.

Coincidência - "O perigeu é um fenômeno normal. Acontece todo mês, quando a Lua percorre sua órbita completa", afirma José Williams dos Santos Vilas Boas, da Divisão de Astrofísica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). "O que faz esse momento especial é que a Lua estará na fase cheia. Essa coincidência não é comum." A última vez em que a Lua cheia esteve no perigeu foi em 28 de março de 1993.

Para quem quiser aproveitar o máximo da "Super Lua", Vilas Boas sugere observar o nascimento, às 17h52, quando ela surge no horizonte. "A Lua parece maior quando está perto do horizonte, por entre edifícios, casas ou árvores, e se tem uma referência para perceber o tamanho dela."

Quem estiver em São José deve prestar atenção na direção de Taubaté. A Lua nasce no leste e se põe no oeste, para os lados do bairro Urbanova.

Marés - A atração lunar exerce efeito sobre as marés. Teria a "Super Lua" uma vocação para provocar desastres, como tsunamis? Alguns astrólogos levantaram essa hipótese exagerada no passado.

Segundo Vilas Boas, os 50 mil km de proximidade da Lua com a Terra no perigeu são apenas um "passo de formiguinha" no Universo. Portanto, a "Super Lua" só deve causar alguns centímetros a mais de atividade nas marés. "Essa variação de centímetros será pouco percebida. Não há nenhum perigo", diz Vilas Boas.

Observação - Astrônomos amadores em todo o Vale do Paraíba esperam com ansiedade a "Super Lua". Será possível registrar esse fenômeno raro em fotos e vídeos.

Mas nada supera a experiência de observá-lo a olho nu. "Com brilho intenso iluminando a noite, a Lua cheia de perigeu é ótima oportunidade para revelar detalhes astronômicos que regem os astros", afirma o ceramista Gilberto Jardineiro, 65 anos, fundador do Astroclube Cunha. "Além de momento propício para o encantamento do público com a descoberta das maravilhas do universo."

Jardineiro promove eventos para a observação do satélite natural da Terra, como o "Lua na Luneta", cuja última edição foi em 15 de junho e a próxima, em 13 de julho, sempre na fase crescente.

RAIO-X

A SUPER LUA

Distância da Terra: 50 mil km a menos do ponto mais distante (apogeu)
Perigeu: ponto da órbita mais próximo da Terra, de 356.991 km
Quando: hoje, às 19h32 (horário de Brasília)
Diferenças: a Lua parecerá 14% maior e terá 30% a mais de brilho
Observação: melhor horário é quando a Lua nascer no horizonte, podendo-se compará-la com prédios e árvores
Próxima Super Lua: daqui a 18 anos
Última Super Lua: 28 de março de 1993
Órbita: elíptica


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 23/06/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial