FTI é Lançado com Sucesso de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/06) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) da Operação Águia I/2013 foi lançado com sucesso no dia de hoje de Alcântara.

Duda Falcão

Foguete de Treinamento Intermediário é
Lançado Com Sucesso em Alcântara


Brasília, 13 de junho de 2013 - O Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) foi lançado com sucesso, nesta quinta-feira (13), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Este é o oitavo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) lançado em Alcântara. A ação faz parte da Operação Águia I/ 2013, que tem como objetivo realizar o lançamento e o rastreio do foguete para o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, obter dados para qualificação e certificação do veículo.

Ao ser lançado, o foguete atingiu 52.595 quilômetros. Ele caiu a 82 km do ponto de impacto previsto no oceano. O Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) faz parte do Projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN). Sua por missão é treinar operacionalmente o efetivo e testar a prontidão da infraestrutura dos Centros de Lançamento de Alcântara e da Barreira do Inferno para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos. O último lançamento realizado no CLA foi de um FTB em 23 de maio deste ano durante a Operação Falcão I/2013.

A operação Águia I/ 2013 é realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do CLA e conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), da Segunda Força Aérea (FAE II), da Capitania dos Porto do Maranhão (CPMA), do Institituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e participação de equipes do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAv) e do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3°/7° Gav).


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Pronto mais uma etapa concluída e nos aproximamos do lançamento do VS-40M/SARA Suborbital. A expectativa é enorme e a torcida pelo sucesso da missão maior ainda. Avante VS40M/SARA Suborbital 1. Vamos aguardar que amanhã o jornal "O Estado do Maranhão" publique uma boa matéria sobre esse lançamento trazendo maiores informações sobre os próximos passos.

Comentários

  1. Estamos todos aguardando. Esperamos que esse projeto seja bem sucedido, e que possa ir adiante para voos mais altos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim esperamos caro Israel, assim esperamos.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial