Núcleo Astronômico da UFPA Promove Obs. da Super Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (22/06) no site “G1” do globo.com, destacando que o Núcleo de Astronomia da UFPA promoverá na noite de hoje (23/06) a observação do fenômeno da 'Super Lua'.

Duda Falcão

PARÁ

Núcleo de Astronomia da UFPA
Promove Observação da 'Super Lua'

Observação da lua será feita neste domingo (23), em Belém.
Bolsistas do Núcleo estarão no local para orientar os visitantes.

Do G1 PA
22/06/2013 - 16h39
Atualizado em 22/06/2013 - 16h46

(Foto: Marcos Teixeira Estrella/G1)
Superlua no Rio de Janeiro.
O Núcleo de Astronomia (Nastro) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai promover uma noite de observação da “Super lua", que poderá ser vista em Belém neste domingo (23). O evento do Nastro vai ocorrer no Portal da Amazônia, no bairro Jurunas, a partir das 19h.

O coordenador do Nastro, professor Franciney Palheta, explica que o fenômeno da “Super Lua” ocorre quando, coincidentemente, a lua passa pela fase cheia e está em sua maior aproximação da Terra, causando um aumento no seu tamanho aparente e na sua luminosidade. O fenômeno ocorre apenas em um intervalo de, aproximadamente, um ano e um mês.

Neste domingo, por coincidência, na mesma ocasião em que ocorrer o Perigeu lunar, a lua estará na fase cheia. “Isso deve proporcionar um verdadeiro espetáculo para os amantes de astronomia. Como resultado um observador da Terra verá a lua 14% maior e 30% mais brilhante que o normal”, avisa o professor.

O fenômeno é o momento em que a lua se encontra mais próxima da Terra, chamado de Perigeu lunar, a uma distância de cerca de 356 mil quilômetros, que é 50 mil km mais próximo do que no Apogeu, ponto em que ela está mais distante da Terra, a aproximadamente 400 mil quilômetros.

Bolsistas do Núcleo estarão no local para orientar os visitantes interessados em observar o fenômeno astronômico, por meio de equipamentos, como telescópios. Além da super lua, também serão realizadas observações de outros objetos celestes, como a “jóia do sistema solar”, o planeta Saturno.

Nastro

O Núcleo de Astronomia da UFPA é um projeto de extensão da Faculdade de Ciências Naturais da UFPA, que existe desde o ano de 2004, e promove atividades, como seminários, minicursos e experimentos, envolvendo estudantes da graduação da UFPA, visitantes de escolas públicas e a comunidade em geral. O Projeto tem programação aberta ao público, semanalmente, todas as quartas-feiras, a partir das 18h20, no Bloco Qb, sala 7, do Campus Básico da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.

Serviço

Observação da “Super Lua” ocorre neste domingo (23), a partir das 19h, no Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, em Belém.


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Olha aí leitor, se você é de Belém é uma boa pedida e ainda há tempo. Boa divertimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial