Mestrado Profissionalizante em Engenharia Aeroespacial


Olá leitor!

Veja abaixo a chamada para um dos pilares mais importantes em minha modesta opinião para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. Você que é brasileiro nato ou naturalizado, graduado em engenharia aeronáutica, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, ou de materiais, preferencialmente, nos últimos 2 anos e que quer dar sua contribuição para o desenvolvimento ao PEB, está ai a sua chance. Boa sorte.

Duda Falcão

Mestrado Profissionalizante em Engenharia Aeroespacial

MPEA 2010

Parceria ITA/IAE/MAI

Inscrições 05/out/2009 a 05/fev/2010

Objetivo:

Capacitar engenheiros para a área de desenvolvimento de Veículos Lançadores a Propelente Líquido no Brasil.

Descrição:

O curso é resultado de uma parceria entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Moscow Aviation Institute (MAI), uma das mais renomadas universidades da Rússia na área aeroespacial, sendo limitado a 12 alunos selecionados de acordo com as instruções descritas abaixo.

Terá duração de 18 meses, sendo 6 meses destinados a aulas teóricas no ITA, 4 meses de aulas teóricas e trabalhos de laboratório no MAI (Rússia), e 8 meses destinados ao desenvolvimento, preparação e apresentação da dissertação de mestrado diante de banca examinadora.

As disciplinas no MAI serão ministradas usando o idioma russo e traduzidas para o português por intérprete, abrangendo aspectos de teoria, cálculo, projeto, fabricação e testes durante o desenvolvimento de Veículos Lançadores a Propelente Líquido.

O curso exigirá dedicação em regime integral por parte dos alunos, que terão 5 horas de aula e exercícios por dia, todos os dias úteis da semana, devendo ainda dedicar ao menos 5 horas por dia em estudo individual para fixação dos conhecimentos e conclusão dos exercícios recebidos em aula. Ao final de cada disciplina haverá avaliação do desempenho do aluno.

Metodologia:

O curso será desenvolvido em três fases. A primeira fase, com duração de 6 meses, será realizada por meio de disciplinas ministradas nas instalações do ITA, num total de 600 horas-aula. Esta fase contemplará apenas disciplinas teóricas.

A segunda fase, com duração de 4 meses, será realizada por meio de disciplinas ministradas nas instalações do MAI, num total de 350 horas-aula. Esta fase contemplará disciplinas teóricas e práticas laboratoriais.

A terceira fase, com duração de 8 meses será dedicada ao desenvolvimento das dissertações, com consultoria dos professores do MAI e orientação dos professores do ITA e pesquisadores do IAE.

Fase 1: de Março a Agosto de 2010

Elementos de máquina
Desenhos de engenharia
Teoria do movimento de Aparatos Espaciais
Dinâmica de Aparatos Espaciais
Eletrônica e o equipamento de rádio
Mecânica estrutural
Teoria e elementos SAL
Esforços em Aparatos Espaciais
Tecnologia dos materiais de construção
Metrologia, estandardização e certificação
(Obs.: sujeito a alterações)

Fase 2: de Setembro a Dezembro de 2010

Fundamentos da construção de Aparatos Espaciais
Projeto de Aparatos Espaciais e complexos
Construção de Aparatos Espaciais e agregados

Fase 3: de Janeiro a Agosto de 2011

Desenvolvimento das dissertações tratando de tópicos relevantes do desenvolvimento de foguetes com tecnologia de Propulsão Líquida.

Requisitos para inscrição:

Os candidatos deverão ser brasileiros(as) natos(as) ou naturalizados(as), e graduados em engenharia aeronáutica, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, ou de materiais, preferencialmente, nos últimos 2 anos.

Os documentos necessários compreendem: ficha de inscrição (click no link ao lado), cópias simples do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, “curriculum vitae”, preferencialmente preparado na plataforma Lattes do CNPq, e cópias autenticadas de histórico escolar e diploma de graduação.

A inscrição é gratuita e os documentos necessários deverão ser entregues em envelope fechado, até 05-Fev-2010, em mãos ou via Sedex (valerá a data de postagem), no seguinte local:

A/C Sra. Nadjla (secretária do MPEA)

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA - ITA - Divisão de Pós-Graduação
Praça Mal. do Ar Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias
12228-900 - São José dos Campos – SP

Forma de seleção:

A seleção ocorrerá com base em avaliação do curriculum vitae e histórico escolar, seguida por entrevista e/ou prova de conhecimentos técnicos e teste de proficiência em inglês. Os candidatos selecionados por curriculum vitae e histórico escolar serão informados até o dia 12-Fev-2010, por e-mail ou telefone, a respeito do local e horário para a realização da entrevista e do teste de proficiência em inglês, os quais serão realizados até o dia 19-Fev-2010. A divulgação final dos candidatos selecionados será feita até 26-Fev-2010, por e-mail ou telefone.

Benefícios:

O curso é gratuito, com fornecimento de material didático e empréstimo de microcomputador e softwares necessários, dispondo de sala de aulas com equipamento de projeção multimídia e sala de estudos com posições individuais. Os alunos receberão pagamento de Bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00, além de transporte e auxílio financeiro para durante a estadia na Rússia.

Informações:

Sra. Nadjla (secretária do MPEA)
Tel.: 12 3947-6964
e-mail: nadjla@ita.br

Comentários

  1. Tomara que formem RH suficientes para o o PEB.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ramir!

    Só dependerá da determinação dos gestores do PEB. O problema é que determinação é algo que já esta mais que provado que esses gestores não têm. Outro problema é a incompetência administrativa que é notável.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022