AEB Promove Curso para Professores do Maranhão
Olá leitor!
Segue abaixo uma notícia postada hoje (27/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o "Programa AEB Escola", da Agência irá promover o primeiro “Curso de Astronomia e Astronáutica da Escola do Espaço do Centro de Lançamento de Alcântara (Escla)”, exclusivamente para professores do ensino fundamental e médio da rede pública do Estado.
Duda Falcão
AEB Promove Curso de Capacitação para Professores do Maranhão
Coordenação de Comunicação Social / AEB
27/11/2009

Ao todo, são 87 professores do Estado do Maranhão inscritos no curso, que contará com a presença de palestrantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade de Brasília (UnB). A Escola do CLA é um projeto da AEB, em parceria com o Governo do Maranhão, Prefeitura de Alcântara, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Centro de Lançamento de Alcântara, entre outras instituições.
A I Escla tem como objetivo disseminar o conteúdo da Coleção Explorando o Ensino, volumes 11, 12 e 13, que tratam de Astronomia, Astronáutica e Mudanças Climáticas, e capacitar os professores de Alcântara, para que possam desenvolver em sala de aula a temática espacial. “Trata-se de uma iniciativa pioneira no sentido de propiciar ao professores contato com os cursos de Astronomia e Astronáutica”, destaca o presidente da AEB, Carlos Ganem. Segundo ele, a atividade é uma maneira dos professores ampliarem o potencial e a capacidade de traduzir para os alunos, um pouco dessas Ciências, tão pouco difundidas no país.
O curso prossegue até 4 de dezembro, com duração de 24 horas/aula, dividido em oito módulos. Em paralelo, acontecerão em Alcântara, exposição da “Coleção Explorando o Ensino”, no Museu Casa Histórica; “Exposição dos 40 anos do Homem na Lua”, na Casa de Cultura Aeroespacial; Observação Astronômica, na Praça da Matriz; Planetário Inflável, na escola Dr. João Leitão; lançamento de foguetes artesanais, no campo de futebol Forte de São Sebastião e oficinas nas escolas.
O Programa AEB Escola busca a formação continuada de professores e ações educativas, entre elas, a participação em atividades de divulgação científica e apoia a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além da capacitação de docentes, a iniciativa visa divulgar o Programa Espacial Brasileiro.
Serviço:
Exibição de Filmes e Exposição Homem na Lua
Local: Casa de Cultura Aeroespacial
Data: 30 de novembro a 4 de dezembro
Horário:10h às 16h*
Observação Astronômica
Local: Praça da Matriz
Data: 2 e 3 de dezembro,
Horários: 19h30 às 21h e das
20h às 21h
Exposição Coleção Explorando o Ensino
Local: Museu Casa Histórica
Data:30 de novembro a 4 de dezembro
Horário:10h às 16h*
Oficinas nas Escolas
Data:30 de novembro a 4 de dezembro
Público: somente para os alunos e professores
Planetário Inflável
Local: Escola Dr. João Leitão
Público: somente para alunos e professores
Curso Astronomia e Astronáutica
Local: CLA
Data: 30 de novembro a 5 de dezembro
Público: somente para professores
Lançamento de Foguetes Artesanais
Local: Campo de Futebol Forte de São Sebastião
Data: 01 de dezembro
Horários: 17h30 às 18h30
*Segunda-feira das 14h às 16h e Sexta-feira das 10h às 12h
Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)
Comentário: Maravilha é por essas e outras (poucas é verdade) que eu ainda continuo acreditando no Programa Espacial Brasileiro apesar das trapalhadas e da atual incompetência administrativa. Esse programa “AEB Escola” é um tremendo sucesso e certamente um agente divulgador e incentivador do PEB em todo país. O AEB Escola tem a preocupação em trabalhar o desenvolvimento da base futura do programa brasileiro, ou seja, nossas crianças, nossos adolescentes e nossos jovens que serão os futuros técnicos, cientistas, pesquisadores ou mesmo apoiadores do programa junto à sociedade brasileira. Parabéns a AEB pela iniciativa e por continuar desenvolvendo esse que eu considero um dos grandes (se não o maior) programas do PEB e crucial para sua própria sobrevivência.
Comentários
Postar um comentário