Iniciada Campanha de Lançamento dos VSB-30 na Europa


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (06/11) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) informando que começou no Esrange Launch Center, na Suécia, a campanha de lançamento de dois foguetes VSB-30.

Duda Falcão

Campanha de Lançamento do VSB-30 V09 e V10 - TEXUS 46 e 47

06-11-2009

Teve início no dia 03 nov, no ESRANGE LAUNCH CENTER - Kiruna - Suécia a Campanha de Lançamento do VSB-30 V09 e V10 - TEXUS 46 e 47, que tem previsão de duração até o dia 23 nov 2009.

O primeiro lançamento (TEXUS 46) está previsto para o dia 13/11/09 e o segundo (TEXUS 47) para o dia 23/11/09.

O TEXUS 46 terá a participação, nos experimentos, da ESA, Kaiser (KT), SSC (Suécia), DLR e JAXA (Japonês). O segundo, TEXUS 47 somente a participação do DLR, Kaiser e SSC (Suécia).



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Como o blog já havia previsto (veja aqui a nota Dois VSB-30 Serão Lançados da Suécia em Novembro) dois foguetes VSB-30 serão lançados da Europa consolidando o sucesso desse foguete. No entanto, fica uma dúvida. Como pode ser o nono e décimo vôos do VSB-30, se até agora só foram realizados sete vôos desse foguete sendo dois no Brasil e cinco na europa? A não ser que o IAE esteja considerando a Operação Maracati II (ainda sem data definida) como sendo o oitavo vôo do foguete para ser lançado após o nono e décimo modelos. Não sei, no PEB, tudo é possível. rsrsrsrs

Comentários

  1. Boa noticia, pena que não vão ser lançados do Brasil. Teria muito mais repercussão se estes foguetes fossem lançados daqui. O programa brasileiro precisa ser mais difundido perante o povo brasileiro.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!

    Pois é amigo. No entanto acredito que em dezembro ou janeiro seja lançado um VSB-30 do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno com experimentos do Programa Microgravidade da AEB. Esse vôo do VSB-30 (Operação Maracati II) será precedido por outro lançamento de um foguete Improved Orion (vôo 3) americano. Já em março de 2010, será lançado do “Centro de Lançamento de Andoya” na Noruega, um foguete VS-40 com o experimento europeu SHEFEX-2 de Reentrada Atmosférica. Esse vôo é muito importante para o Brasil, pois o mesmo carregará um experimento brasileiro relacionado com a futura SARA Orbital, projeto que considero chave para dominarmos essa tecnologia de Reentrada Atmosférica que só a Rússia, EUA e a China possuem e a Europa está buscando. Lembrando que no segundo semestre de 2010 será lançado através de outro foguete VS-40 a primeira SARA Suborbital, muito provavelmente do Centro de Lançamento de Alcântara.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022