Estudante Premiado em Concurso Visita Sede da AEB


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (05/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que o presidente da agência recebeu na manhã dessa quinta-feira (05/11) o estudante Gabriel de Andrade, de oito anos, vencedor do concurso “A Ciência do Brasil nas Asas da Arte”.

Duda Falcão

Estudante Premiado em Concurso Visita Sede da AEB

Coordenação de Comunicação Social/AEB
05-11-2009


O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Ganem, recebeu, na manhã desta quinta-feira (5), Gabriel de Andrade, de oito anos, vencedor do concurso “A ciência do Brasil nas asas da arte”. O concurso foi promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o caderno Super do Jornal Correio Braziliense, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, entre os dias 19 e 25 de outubro.

Gabriel desenha foguetes, astronautas e planetas desde os seis anos. “Sempre me interessei por essa área”, contou. Além dos desenhos, ele constrói foguetes e satélites utilizando sucata e material reciclável. Os pais sempre o incentivaram adquirindo livros sobre o assunto. “Meu filho é muito bom aluno. Suas matérias preferidas são ciências e história”, orgulha-se a mãe, Regina Andrade.

Na visita, ao chegar à sede da AEB, Gabriel viu as maquetes dos foguetes e satélites brasileiros e ficou atento às explicações do presidente. Tirou fotos junto à réplica da roupa usada pelo astronauta brasileiro, Marcos Pontes, no espaço e, no gabinete de Carlos Ganem, sentado na cadeira, disse: “é macia”. Ele também fez perguntas e sugestões ao Programa Espacial. Ao final, mostrou ao presidente um foguete que desenhou. “Tem capacidade de abortar para que não haja acidentes”, explicou.

Carlos Ganem ficou encantado com a desenvoltura do estudante do 3º ano do ensino fundamental. “Gabriel tem atitudes muito acima da idade. Apresenta comportamento científico – busca e dá explicações – e tem opiniões formadas”, comentou.

Ao final, o estudante ganhou de presente um kit do programa AEB Escola, além de um autógrafo de Marcos Pontes e patches da roupa do astronauta brasileiro.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Fico muito feliz de esta vivo para poder ver algo como o que está sendo descrito por esta notícia. Invejo o garoto Gabriel, não pelo seu prêmio, longe disso, mas pelo mesmo ser brasileiro e está passando hoje por uma experiência inimaginável na época em que eu tinha a idade dele. Época esta quando pela primeira vez tive acesso à informação pelo livro anual da enciclopédia BARSA de 1968, que o Brasil tinha um programa espacial. Os anos se passaram e meu interesse foi se ampliando e ao mesmo tempo sendo frustrado pelas constantes idas e vindas do programa que nos levou a atual situação. Estamos em 2009, lendo esta notícia e vendo um garoto de oitos anos de idade dar uma demonstração ao presidente da Agência que deveria ser responsável pelo desenvolvimento do Programa Espacial do País de como ser competente, organizado, e determinado nas suas ações para assim atingir os seus objetivos. Não é por acaso que o senhor Carlos Ganem se encantou com o garoto Gabriel. No entanto, espero que o presidente da AEB tenha aprendido algo com o mesmo. Gabriel, parabéns para você garoto. Como você eu sou um apaixonado por esse fascinante e extraordinário universo da tecnologia espacial e torço para que no futuro você possa dar sua contribuição ao PEB, sendo bem sucedido onde muitos falharam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022