Encontro Empresarial Brasil - Itália


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (08/11) no blog “Panorama Espacial” do companheiro jornalista André Mileski destacando o "Encontro Brasil – Itália" que acontecerá no próximo dia 10/11 na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo na capital paulista.

Duda Falcão

Encontro Empresarial Brasil - Itália

Acontece no próximo dia 10, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista, o Encontro Empresarial Brasil - Itália, evento que contará com a presença de várias autoridades e industriais dos dois países. Duas empresas italianas com negócios na área espacial participarão de uma rodada de negócios relacionada ao seminário: a Progetti Speciali Italiani srl, e a Avio s.p.a.

A Progetti Speciali Italiani é uma pequena empresa atuante no campo espacial e da produção de equipamentos de alta tecnologia, em especial arquiteturas avançadas para micro e nanossatélites para aplicações duais. Seus principais clientes são a Agência Espacial Européia (ESA), a Força Aérea Italiana e a Thales Alenia Space. Em sua visita ao Brasil, a empresa busca contatos com instituições governamentais, empresas e institutos de pesquisa do setor espacial, com competências nas áreas de células combustíveis, estruturas compósitas e sistemas.

O grupo Avio tem várias atividades no ramo de propulsão (espacial, civil e militar), serviços, aeronáutica, entre outras. Especificamente em propulsão espacial, a Avio desenvolveu alguns motores do lançador europeu Vega, da Arianespace. No início deste mês, o grupo conquistou contrato, no valor de 13 milhões de euros, para o desenvolvimento do sistema de propulsão líquida da plataforma SMALL-GEO, da alemã OHB Systems. Representantes da Avio desejam se encontrar com indústrias aeroespaciais brasileiras e com o Ministério da Defesa.

Fonte: Blog “Panorama Espacial” - André Mileski

Comentário: Certamente esse evento já é fruto do acordo de intenções visando à cooperação espacial entre os dois países assinado pelo presidente Lula e pelo presidente do Conselho de Ministros da Itália, Sílvio Berlusconi, na ocasião da visita do governante brasileiro à Itália. Esse acordo prevê o intercâmbio de especialistas para a participação em estudos e atividades conjuntas, organização de conferencias e simpósios, promoção de atividades de formação sobre ciências e tecnologia espacial, promoção de contatos entre instituições e indústrias que operam no setor espacial e elaboração de projetos espaciais a serem conduzidos em conjunto. Como venho defendendo aqui no blog, qualquer acordo que seja feito para trazer benefícios tecnológicos ao PEB e que não venha atrapalhar os acordos já em andamento, sempre serão bem vindos, principalmente quando vem de uma nação como a Itália, que certamente terá algo a acrescentar ao esforço brasileiro nas atividades espaciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial