AEB e NASA Discutem Novas Parcerias na Área Espacial


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (26/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a AEB e a NASA irão discutir novas parcerias na área espacial.

Duda Falcão

AEB e NASA Discutem Novas Parcerias na Área Espacial

Coordenação de Comunicação Social / AEB
26/11/2009


Um novo Acordo-Quadro, que estabelece as grandes linhas de ação e iniciativas sobre o uso pacífico do espaço está na pauta das negociações entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Norte-Americana (NASA). Esse foi um dos assuntos debatidos entre o presidente da AEB, Carlos Ganem, e o administrador da NASA, Charles Bolden Jr, em Washington (EUA), no último dia 20. Conforme Ganem, a cooperação entre Brasil e Estados Unidos existe desde o início dos anos 60, quando o país começou a desenvolver a sua atividade espacial.

“É, portanto natural que as agências desenvolvam atividades de cooperação paralela sob a ótica pacífica e em benefício de nossas sociedades. A AEB considera que as imposições e restrições com barreiras técnicas são inadequadas e injustificadas quando impostas ao Brasil pelos EUA, visto que o nosso país sempre esteve ao lado das grandes questões americanas em defesa da democracia e do uso pacífico do espaço”, comenta Ganem.

No encontro, Ganem enfatizou a importância do Brasil participar do Programa de Cooperação sobre Medições de Precipitação Global (GPM), um programa bilateral entre a NASA e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), aberto a outros países. O Programa de Cooperação sobre Pesquisa por meio de balões atmosféricos também esteve em discussão, juntamente com o incremento a pesquisas em conjunto na área de nanotecnologia. O presidente da AEB convidou Bolden – ex-astronauta da NASA - para vir ao Brasil e conhecer o Programa Espacial Brasileiro.

O dirigente da AEB viajou aos Estados Unidos integrando a comitiva do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em Washington, para participar da 2ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Científica e Tecnológica Brasil-Estados Unidos. Na ocasião, ele fez palestra sobre as aplicações espaciais para o desenvolvimento das nações


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: O blog já havia previsto que isso pudesse acontecer dias atrás (veja as notas Ministro Rezende Viaja aos EUA para Falar Sobre Acordos, Reunião Brasil-EUA na Área de Ciência e Tecnologia) e acreditamos que essa iniciativa pode realmente trazer bons frutos se for realizada de forma competente. O EUA é um dos poucos países que dispõem de tecnologia espacial em todas as áreas e o Brasil pode explorar uma parceria de forma que a mesma traga reais benefícios a nossa sociedade.

Comentários