Representantes do PTI de Itaipu Visitam o IAE


Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (10/11) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) destacando a visita de representantes do Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI) ao Instituto, nesta terça-feira, dia 10 de novembro.

Duda Falcão

IAE Recebe Visita de Representantes de Itaipu

10/11/2009

A visita de representantes do Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI) ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), nesta terça-feira, dia 10 de novembro, abre espaço para a formação de uma parceria científica e tecnológica entre as duas organizações. O interesse pelas áreas de Ciências Atmosféricas, Sistemas Espaciais e Aeronáuticos, Propulsão Aeronáutica e Ensino, impulsionou a comitiva do PTI a viajar até a cidade de São José dos Campos para conhecer o instituto.

Os projetos de desenvolvimento e inovação tecnológica do IAE foram apresentados ao grupo formado pelo assessor do PTI, o senhor Nelisson Sergio Hoewell, pelo coordenador do Polo Industrial, o senhor Janer Vilaça, e pela assessora de comunicação social, através de várias de suas divisões e de acordo com o foco de interesse. As parcerias estratégicas com empresas públicas e privadas é um objetivo do PTI, que procurar criar uma rede de relacionamentos institucionais para o desenvolvimento, a pesquisa e a busca de inovação tecnológica.

O PTI mantém em seu espaço três instituições de nível superior – a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - , além da Universidade Corporativa Itaipu, destinada a gestão do conhecimento, incentivando parcerias na área de ensino e projetos nos vários níveis educacionais e corporativo.

Uma oportunidade de parceria nesse sentido são as linhas de pesquisa promovidas pela Divisão de Ciências Atmosféricas (ACA) do IAE, destinadas aos alunos de nível iniciação cientifica, de mestrado e de doutorado. Especializada em Meteorologia Aeroespacial, os trabalhos de caracterização de sistemas atmosféricos e os estudos de mudanças climáticas compõem algumas das possibilidades oferecidas pela divisão, cuja experiência científica alcança quatro décadas.

Trabalhos como a caracterização e estatística do vento, a dispersão turbulenta lateral e vertical do vento, a aplicação de modelos matemáticos, dentre outros, são algumas das linhas do Projeto Camada Limite Planetária e Difusão Atmosférica oferecidas pela ACA, destinado a estudar a turbulência atmosférica no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Informações estratégicas para viabilizar as operações de lançamento de foguetes, como as características da turbulência atmosférica, o comportamento do perfil de vento até 100 metros de altura e o desenvolvimento da camada limite interna, já foram obtidas sobre a região com as pesquisas relacionadas a esse projeto.

Grande incentivador da formação de um ambiente produtivo e favorável à pesquisa científica e tecnológica, o PTI volta-se às ideias vibrantes, em um espaço de livre pensar. Um exemplo disso é o projeto Veículo Elétrico, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Aplicada à Inovação (ITAI), idealizador do PTI e que atualmente é um de seus parceiros estratégicos nos projetos na área de automação industrial e gestão ambiental.

O IAE entra por essa linha sustentável com os projetos desenvolvidos pela Divisão de Propulsão Espacial (APE), local também visitado pelo grupo. A APE, com a responsabilidade de realizar as atividades de pesquisa nas áreas de motores foguete e componentes pirotécnicos, inova ao desenvolver os projetos L5 e L15, motores foguetes movidos a oxigênio líquido e a álcool.

Os representantes de Itaipu, buscando unir Astronomia e as tecnologias de ponta, também visitaram o Observatório Astronômico do IAE, local que proporcionou a formação da primeira geração de Astrônomos no Brasil e gerou inúmeras teses de graduação e de mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA.

O interesse pelo observatório de São José volta-se à idéia de oferecer para a sua comunidade de jovens e alunos atividades inovadoras, além de meios para uma comunicação interativa. No Parque eles oferecem um atrativo turístico e educacional semelhante em seu objetivo, chamado Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho.

Esse encontro demonstra que o trabalho de integração entre os dois organismos é viável. Ambos apresentam projetos de inovação em Ciência e Tecnologia, buscam a inovação aliada à sustentabilidade, e podem, juntos, ampliar as suas ações, aproveitando o que de maior potencial cada uma possui.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Parcerias como essa são sempre benéficas para ambos os lados e normalmente muito mais fáceis de darem certo por serem entre instituições do mesmo país. Quem sabe essa parceria possa ajudar ao IAE encontrar soluções para alguns de seus entraves.

Comentários