Operação TEXUS 46


OPERAÇÃO TEXUS 46

Descrição da Campanha
Operação: Texus 46
Foguete: VSB-30 - VO9
Numero do vôo do foguete: 09
Data de lançamento: 22/11/2009
Horário: 12h15m (horário local)
Apogeu do vôo: 252 km
Peso da Carga Útil: 392,9 kg
Tempo de Microgravidade: 6.4 minutos
Local: Centro de Lançamento Esrange (Suécia)
Objetivo: Vôo de cinco experimentos europeus abordo da plataforma Texus 46.
Resultado: Sucesso total

Carga Últil Embarcada
Modulo: TEM EML 3

- Experimento “Measurement of surface tension and viscosity on a PdSi sample (ViscoTEX)”
- Experimento “High precision thermo-physical property data of liquid metals for modelling if industrial solidification processes”
- Experimento “Chillcooling for the electromagnetic levitator in relation with continuous casting of steel (ThermoQuench)”

Modulo: JCM

- Experimento “Observation of flame spread / propagation process along the droplet array by various câmeras”
- Experimento “Collection of burnt gas samples followed by gas composition analysis on the ground”

Instituições Envolvidas
ESA - Agência Espacial Européia
EADS-ST - Aeronautic Defence and Space Company - Space Transportation
DLR MORABA - Centro Espacial Alemão
SSC - Swedish Space Corporation
CEMEF - Centre de Mise en Forme des Materiaux (França)
UU - University Ulm (Alemanha)
DLR-MP - Centro Espacial Alemão de Cologne (Alemanha)
JAXA - Agência Espacial Japonesa
ZARM - Center of Applied Space Technology and Microgravity (Alemanha)
TU - Technical University of Munich (Alemanha)
YU - Yamaguchi University (Japão)
NIU - Nihon University (Japão)
NAU - Nagoya University (Japão)
KYU - Kyushu University (Japão)
AEB - Agência Espacial Brasileira
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

Foguete Brasileiro com Experimentos
Científicos é Lançado da Europa com Sucesso


Reportagem do Jornal Vanguarda TV
TV Vanguarda - 23/11/2009

No dia 22 de novembro, às 09h15 (horário de Brasília) aconteceu o lançamento do VSB-30 com a carga útil Texus 46, no campo de Esrange, em Kiruna, na Suécia. O dia amanheceu sem nuvens com céu claro e temperatura de -14 graus, possibilitando o lançamento do nono veículo modelo VSB-30.


O lançamento foi bem sucedido, com apogeu da carga útil de 254 km (previsto = 257 kn), os experimentos foram realizados, o ambiente de microgravidade foi eficiente e a carga útil foi recuperada.


A missão do VSB-30 é a de impulsionar um conjunto de experimentos (carga útil) com massa de 400 quilos, permanecendo no ambiente de microgravidade por seis minutos acima de 110 km. A microgravidade proporciona aos experimentos um ambiente em que a única ação externa é o campo gravitacional terrestre. Durante este período, a carga útil aciona um sistema que elimina quaisquer movimentos angulares e a formação de cristais torna-se uniforme, conferindo propriedades melhores aos produtos químicos, orgânicos e inorgânicos, e a ligas metálicas.


No primeiro lançamento, a carga útil continha experimentos científicos como a determinação de alta precisão de propriedades termofísicas de ligas metálicas em estado de fusão, para fins de modelamento de solidificação das ligas em ambiente industrial; o resfriamento sob baixa temperatura de levitador eletromagnético, dentro da cadeia de produção contínua de aço; e a medição da tensão superficial e viscosidade em amostra de PdSi (paládio-silício).


Já no próximo lançamento, o VSB-30 leva ao espaço a carga útil TEXUS 47 com outra série de experimentos europeus. São vários os objetivos desta missão: medir os resultados da solidificação de uma “liga transparente”; obter respostas moleculares de células vegetais sob o efeito de mudanças no campo gravitacional; investigar reações gravitrópicas primárias rápidas do fungo Phycoomyces blakesleeanus, sob o efeito de micro e hipergravidade; e, por fim, verificar a convecção vibratória em zonas de flutuação de silício.

O IAE enviou três especialistas ao campo de lançamento de Esrange para os trabalhos de integração mecânica e pirotécnica, além dos testes elétricos necessários para cobrir as atividades de lançamento. Já foram realizados com o VSB-30 um voo de qualificação e outro operacional, ocorrido do Campo de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Alem disso, outros cinco lançamentos operacionais foram promovidos no campo sueco de Esrange.




Comentários