Ducha Fria, Missão VS-40 / SHEFEX-2 Adiada


Olá leitor!

Infelizmente ocorreu uma ducha fria nas expectativas dos amantes do Programa Espacial Brasileiro. O vôo do foguete VS-40 brasileiro com o experimento Shefex-2 que estava programado para ocorrer do Centro Espacial de Andoya, na Noruega, em março de 2010, foi adiado. Segundo o novo “Programa de Lançamento” da agencia norueguesa que consta no site da mesma, o vôo do foguete brasileiro VS-40 com o experimento SHEFEX-2 está agora programado para ser lançado entre março e abril de 2011.

Convido ao leitor a conferir o novo programa de lançamento clicando em “The latest version of the ARR launching programme”.

Lembrando ao leitor que essa missão será a continuação desse projeto alemão iniciado com o lançamento da Missão do SHEFEX-1 (veja aqui a nota Operação Shefex 1) em outubro de 2005 (fruto de uma cooperação entre a DLR e o IAE) com um foguete composto pelo motor-foguete S-30 brasileiro em seu primeiro estágio e o foguete Improved Orion americano em seu segundo estágio.

O experimento SHEFEX-2 é uma espécie de plataforma com aproximadamente 350 kg, composta por sistema de proteção térmica e com formato que possibilita que a sua estrutura resista ao atrito durante a reentrada atmosférica.

Esse experimento permitirá com sua evolução que, no futuro, seja viabilizada a construção de sistemas de transporte espacial que possam ser reutilizados.

Além disso, nessa missão deverá ser testado um experimento brasileiro chamado “Materiais para Alta Temperatura” da Divisão de Materiais do IAE que é relacionado com o projeto do Satélite SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica), por isso a grande importância dessa missão para o Brasil que infelizmente foi adiada. Uma pena, pois poderá atrasar ainda mais o programa.

Duda Falcão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial