Sítio de Lançamento da ACS - Alcântara Cyclone Space


Segue acima no mapa a área ocupada pelo CLA - Centro de Lançamento de Alcântara, que está localizado no município de Alcântara-MA. O mapa indica a localização da área de infra-estrutura, aeroporto, e dos setores de comando e controle e de preparação e lançamento do foguete VLS-1.

Já a área destacada em verde no mapa, no norte da zona do CLA, será ocupada pela binacional ACS - Alcântara Cyclone Space (ACS) e é onde será construída também toda a infra-estrutura do lançador ucraniano Cyclone 4, incluindo a sua plataforma de lançamento.



Complexo Técnico

Os componentes principais do sítio de lançamento do Cyclone-4 são o complexo técnico e o complexo de lançamento. No complexo técnico está localizado o prédio de integração e testes dos satélites. O prédio possui salas limpas para o recebimento, testes, abastecimento e acoplamento dos satélites à unidade de carga útil do veículo lançador. Esse prédio é integrado ao prédio de integração e testes do veículo lançador, no qual ocorre o recebimento dos componentes do foguete, seus testes e montagem. É nesse prédio onde ocorre o acoplamento da unidade de carga útil com o satélite ao veículo lançador.


Complexo de Lançamento

O complexo de lançamento recebe o veículo lançador Cyclone-4 na horizontal através de uma linha férrea entre o complexo de lançamento e o complexo técnico. No complexo de lançamento o veículo lançador é elevado para a vertical e os últimos testes são realizados automaticamente. O complexo de lançamento é projetado para que o abastecimento e o lançamento do veículo lançador sejam realizados automaticamente, possibilitando uma operação precisa e segura.


Fonte: Site da ACS - Alcântara Cyclone Space

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes