Plataforma de Lançamento do Cyclone 4


Segue abaixo leitor uma nota postada em outubro de 2006 no site Hypescience.com abordando informações sobre a plataforma de lançamento do foguete Cyclone 4.

Duda Falcão

Empresa Ucraniana Termina Fabricação de Plataforma para Alcântara

16/10/2006

Estadão - A empresa ucraniana Dneprotiazhmash está terminando a fabricação da Plataforma de Lançamento de foguetes Ciclone-4 e dos correspondentes equipamentos terrestres para a base de Alcântara, que fica no Maranhão.

O envio das peças e equipamentos estará pronto em meados de 2007, disse neste domingo à imprensa Yuili Dragomiretski, diretor do consórcio aeroespacial ucraniano.

O desenho e os projetos das instalações e equipamentos foram feitos pelo escritório de engenharia Yuzhnoye, e o consórcio Dneprotiazhmash está encarregado da fabricação dos 63 componentes, que pesam 68 toneladas, e dos seis blocos de equipamentos, com 360 toneladas, para o conjunto de lançamento, disse.

Dragomiretski não informou o valor do contrato, cuja parte financeira, lembrou, é mantida em segredo.

A Plataforma de Lançamento Alcântara prevê aproveitar a privilegiada posição do Brasil para utilizar os foguetes Ciclone 4 na colocação de satélites em órbitas circulares baixas e médias e em órbitas provisórias, de onde os aparelhos espaciais serão recolocados em posições geoestacionárias.

Por trás do projeto, está a empresa mista ucraniano-brasileira Alcântara Ciclone Space, da qual ambos os países têm participação de 50%. A empresa foi criada este ano com capital de fundação de US$ 105 milhões.

A parte ucraniana é representada pela Fundação de Propriedades do Estado e a brasileira pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

O Ciclone 4 é a última versão do foguete propulsor Ciclone, amplamente utilizado pela Rússia para colocar em órbita vários satélites de lançamento único.

Em outubro de 2003, o Brasil assinou um acordo de cooperação com a Ucrânia que permitirá à república ex-soviética utilizar a base de Alcântara para os lançamentos do Ciclone 4, e em troca dará assistência técnica ao Brasil para o desenvolvimento de seus próprios propulsores.

A base de Alcântara, a 53 quilômetros de São Luís, no Maranhão, é o centro de lançamento de foguetes mais próximo à linha do equador, razão pela qual os aparelhos que partem do local aproveitam ao máximo a rotação da Terra, o que permite economizar 30% de combustível.


Fonte: Estadão via site Hypescience.com

Comentário: Essa nota foi postada há quase três anos o que me leva a acreditar que a plataforma de lançamento e os correspondentes equipamentos terrestres para a base de Alcântara já estejam prontos. Sendo assim, não serão empecilhos para o previsto lançamento de teste do foguete em dezembro de 2010. No entanto, caberá a parte brasileira resolver os problemas das obras de modernização de Alcântara para poder assim acolher os respectivos equipamentos ucranianos.

Comentários