Astronauta Marcos Pontes em Curitiba


Segue abaixo a matéria que aborda um projeto muito interessante que será desenvolvido no Brasil pela Fundação FIRST (Fundação para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia) onde o astronauta brasileiro atua como embaixador no Brasil.

Duda Falcão

Astronauta Brasileiro Propõe Projeto de Robótica em Curitiba

Publicado em 07/05/2009 às 14:53


O prefeito Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (7) o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que é embaixador no Brasil da Fundação FIRST (em inglês, Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia). A fundação quer desenvolver um projeto no Brasil para incentivar e atrair crianças e adolescentes para as áreas de ciência e tecnologia.

"Vamos promover um circuito nacional de competições entre escolas públicas, inicialmente na área de robótica e posteriormente em áreas como astronomia, astronáutica, aeronáutica e matemática. A idéia é começar por Curitiba", disse Pontes.

O prefeito gostou muito da proposta e encaminhou Pontes para a Secretaria da Educação, onde é desenvolvido atualmente um projeto pedagógico de robótica educacional, em parceria com a empresa Lego, que fornece os kits de robótica. O projeto tem inclusive um campeonato para estudantes de 10 a 15 anos que combina a robótica prática e interativa ambientada numa atmosfera esportiva. "É um projeto excelente para desenvolver nossas crianças e mais uma grande oportunidade de visibilidade para a cidade", disse Richa.

De acordo com Marcos Pontes, essa iniciativa é semelhante ao que está sendo feito nos Estados Unidos, onde caiu bastante a procura dos jovens pelos cursos das áreas de tecnologia. No Brasil, a proposta do projeto é trabalhar com crianças de escolas públicas em cima do conceito de "eu posso", que aborda o desenvolvimento pessoal das crianças para aumentar a auto-estima, a autoconfiança e desenvolver a capacidade de atuar em equipes para solucionar problemas. "Minha experiência de vida comprova a importância de acreditar na capacidade pessoal para alcançar objetivos e vencer", disse Pontes.

Os estudantes que se destacarem nas competições e projetos terão oportunidade de receber bolsas de estudos, estágios e até futuros empregos na Agência Espacial dos estados Unidos, a Nasa, que é uma das patrocinadoras do projeto.


Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Comentário: É muito interessante esse projeto que esta sendo trazido para o Brasil pela Fundação FIRST, pois viabilizará que crianças e adolescentes brasileiros, estudantes das escolas públicas tenham acesso as áreas de ciência e tecnologia. A AEB desenvolve no Brasil um projeto parecido na área espacial chamado AEB Escola de grande sucesso até o momento, mas que precisa ser ampliado. Parabéns ao astronauta Marcos Pontes pela sua iniciativa que certamente no futuro renderá grandes frutos. Pena que esses frutos serão colhidos pela NASA, mas fazer o que? Sinceramente não entendo o porquê uma pessoa com a formação, experiência e conhecimento internacional do astronauta Marcos Pontes, não tem espaço e voz ativa dentro do Programa Espacial Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes