Novas Tecnologias - Veículo Propulsado a Laser


Matéria públicada dia 13/04 no site do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial - CTA sobre o inicio de teste de um modelo bi-dimensional de um veiculo aspirado propulsado a laser.

Duda Falcão

Modelo de Veículo Propulsionado a Laser
é Instalado em Túnel Hipersônico do CTA

13/04/2009

Já se encontra instalado no Túnel Hipersônico do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry Nagamatsu, do Instituto de Estudos Avançados, o modelo bi-dimensional de um veículo aspirado propulsado a laser.

Como mostrado na figura ao lado, o modelo em questão é uma representação de uma seção do corpo de um veículo de tiro Lightcraft, que originalmente possui 2,4m de diâmetro e será capaz de transportar carga para uma trajetória orbital.

Esta é a primeira vez em que um laser de alta energia é utilizado em conjunto com um túnel de vento hipersônico para testar o conceito, onde serão simuladas potências de até 10 GW (10 milhões de lâmpadas de 100 W de potência), utilizando-se dos dois lasers disponíveis no Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica, cedidos pela Força Aérea Americana, através do Rensselaer Polytecnic Institute para realização desta pesquisa em conjunto.


Fonte: Site do Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial - CTA

Comentário: O desenvolvimento de novas tecnologias como essa do veículo propulsionado a laser, coloca o Brasil na vanguarda da pesquisa aeroespacial. Iniciativas como essa tem de ser aplaudida e incentivada cada vez mais pelos orgãos gestores do Programa Espacial e pelos órgãos que dão a sustentação política necessária para a operação dos mesmos. O IEAv - Instituto de Estudo Avançados é um dos laboratórios de excelência em pesquisas aeroespacial do Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial - CTA junto com o IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço. Juntos desenvolvem tecnologias que certamente serão muito úteis ao Programa Espacial Brasileiro.

Comentários