Reunião da ACS em Brasília
Duda Falcão
30/04/2009 - 08:35
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, reuni-se, nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF), com diretores da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). Também participaram do encontro o presidente da Agência Espacial Ucraniana (NSAU), Oleksandr Zinchenko, o diretor-geral da ACS pelo lado ucraniano Oleksandr Sedyuk, o embaixador Volodymyr Lakomov, assessores do governo da Ucrânia, além do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), Carlos Ganem, do diretor-geral da ACS pelo lado brasileiro, Roberto Amaral, e o chefe de gabinete do MCT, Alexandre Navarro.
No encontro foi discutido o fortalecimento da cooperação entre os dois países bem como a ampliação da estrutura da empresa Alcântara Cyclone Space. Além da reunião com o ministro Rezende, a delegação ucraniana cumpriu uma agenda de compromissos com outras autoridades no Brasil.
O presidente Zinchenko, se disse satisfeito com o resultado dos encontros. “Foi uma visita sem precedentes no entendimento das ações. Começamos a ter uma cooperação internacional em um nível compatível com o projeto. Saio desses encontros com o sentimento de que todos tem o real entendimento sobre a necessidade do programa”, avaliou.
Zinchenko disse ainda que ao retornar a Ucrânia será elaborado um plano de trabalho que, em breve, será apresentado as autoridades brasileiras. A intenção, segundo ele, é encaminhar ao Brasil uma proposta para avaliação. “Devemos manter um relacionamento mais próximo e não podemos perder a chance de ampliar o programa. As visitas me deram o mais importante, que foi a certeza absoluta que estamos no caminho certo”, disse. Ele convidou o ministro para visitar a Ucrânia nos próximos meses.
Já o embaixador Lakomov destacou a importância do projeto para os dois países e as possibilidades de ampliação da relação bilateral. “O Cyclone é a locomotiva do projeto e das relações bilaterais, ou seja, da cultura, do esporte, da cooperação econômica e de outros setores”, disse.
O ministro Rezende agradeceu o convite para visitar a Ucrânia. Disse que pretender visitar o país quando o Veículo Lançador Cyclone 4 estiver próximo de ser concluído. Ele ressaltou a importância do projeto para o MCT e para o Brasil. “Fiquei satisfeito com as visões otimistas e de confiança com relação ao projeto. Estou ainda mais satisfeito ao saber que esse encontro contribuiu para consolidar o sentimento de confiança”. Rezende destacou que a empresa Alcântara Cyclone Space é acompanhada permanentemente por 15 dirigentes do MCT e que esse grupo tem o projeto na mais alta prioridade.
Fonte: Site do Ministério da Ciência & Tecnologia
Comentário: Esses encontros são absolutamente necessários para uma maior integração e entendimento entre as partes que compõem a sociedade da Alcântara Cyclone Space. Além disso, o interesse que os ucranianos estão demonstrando para ampliar a cooperação em atividades espaciais (sejam elas quais forem) parece-me muito interessante, desde que sejam de real interesse tecnológico para o país e não uma ação política de boa vizinhança. Desenvolvimento em conjunto em áreas espaciais que não dominamos, são sempre bem vindas e se bem realizadas, trazem muitos benefícios para as partes envolvidas.
Tantos encontros para que? Essa parceria vingou de alguma forma? por que o projeto foi descontinuado?
ResponderExcluirOlá Luiz Carlos!
ExcluirEssa é mais uma história antiga, também de 2009, e que resultou num completo desastre que deu um prejuízo enorme ao erário publico brasileiro. Um desatino político completo, e que felizmente teve seu fim no governo da Ogra Dilma Roussef.