Programa CBERS - Modelo Mecânico dos CBERS 3 e 4


Segue abaixo uma notícia publicada em 16/12/2008 no site Apollo11.com abordando o inicio dos testes do modelo mecânico dos satélites CBERS 3 e 4.

Duda Falcão

Inpe Começa Testes de Novos Satélites Cbers-3 e 4


Da Redação
16/12/2008 - 09h34


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a realizar, em São José dos Campos, em São Paulo, testes do modelo mecânico dos satélites Cbers 3 e 4.



Modelo Mecânico do Satélite Preparado para Testes no LIT/INPE

O objetivo é simular todas as condições dos satélites durante a fase dos lançamentos, previstos para 2010 e 2013, respectivamente.

O projeto dos satélites, fabricação e testes são de responsabilidade do Brasil em parceria com a China. Os Cbers 3 e 4 são uma evolução das verões anteriores, os satélites Cbers 1, 2 e 2B. O último foi lançado em setembro de 2007.

Nas versões atualizadas, serão usadas quatro câmeras no módulo carga útil com desempenho geométricos e radiométricos superiores. A órbita dos dois satélites será a mesma que a dos anteriores.

O acordo de cooperação espacial Brasil-China completou 20 anos em 2008 e já resultou na construção e lançamento de três satélites de sensoriamento remoto. No final do ano passado, os dois países decidiram oferecer gratuitamente as imagens de satélite para o continente africano.

A distribuição dessas imagens contribui para que os governos e organizações na África monitorem desastres naturais.


Fonte: Site Apollo11.com

Comentário: É muito bom observar que pelo menos no Programa CBERS o Programa Espacial avança continuamente. Pena que nas outras vertentes do programa o avanço é mais devagar. Esse Programa CBERS, é o de maior sucesso dentro do programa espacial e um exemplo que deve ser seguido nas próximas décadas pelas outras vertentes do Programa Espacial Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes