Cooperação Espacial Brasil - China


Presidente Cita o CBERS em Artigo no China Daily

19/05/2009

O Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) foi citado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como exemplo de sucesso na cooperação entre os dois países emergentes. Em artigo publicado nesta terça-feira (19/5), no jornal chinês China Daily, o presidente destaca as múltiplas aplicações dos satélites CBERS e a disponibilização de suas imagens para os países africanos. Confira o artigo em http://www.chinadaily.com.cn/opinion/2009-05/19/content_7790017.htm

O último compromisso do presidente Lula na China, nesta quarta-feira às 10 horas (no Brasil, 23 horas de hoje), será uma visita à Agência Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST). No Brasil, o desenvolvimento do Programa CBERS cabe ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Comentário: Pelo que parece, o presidente Lula deverá acerta mais algum acordo com os chineses nessa visita a CAST. O provável e que ele veja a possibilidade de usar um foguete chinês para lançamento do satélite Amazônia-1, ou até apresentar a idéia de cooperação na construção de um satélite de abertura SAR (CBERS-SAR) levetanda no Plano de Gestão do INPE de 2008. O que me preocupa, é que esses acordos venham bagunçar mais ainda o já complicado cronograma orçamentário da Agencia Espacial, com acertos de ordem política, sem a devida preocupação de criar as condições necessárias para a realização dos mesmos, atrapalhando a realização dos que já estão em andamento, sujando a boa imagem que os chineses tem da gente por conta do Programa CBERS e exemplificando ainda mais a falta de foco dentro do Programa Espacial Brasileiro. Vamos aguardar e torcer para que essas pessoas estejam iluminadas e façam as coisas de forma correta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022