Projeto SIA - Sistemas Inerciais


Segue abaixo a nota publicada no blog Panorama Espacial do companheiro André Mileski informado a liberação de recursos por parte da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos para o desenvolvimento de "Acelerômetros de Alto Desempenho".

Duda Falcão

FINEP Libera Recursos para Sistemas Inerciais

No último dia 23, a diretoria da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) aprovou um aporte não-reembolsável de mais de R$ 5 milhões para o projeto “Acelerômetros de Alto Desempenho”, da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Comando da Aeronáutica.

De acordo com a nota divulgada pela FINEP, "o projeto do Comando da Aeronáutica, por exemplo, prevê o desenvolvimento de pesquisas em acelerômetros em estruturas semicondutoras micro e nanofabricadas, possibilitando o seu emprego em aviões e foguetes lançadores de satélites."

O desenvolvimento de acelerômetros se insere no projeto Sistemas de Navegação Inercial para Aplicação Aeroespacial (SIA), que tem como executores o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O projeto é de responsabilidade da Agência Espacial Brasileira (AEB), e é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP).

O objetivo do SIA é ter até 2010 capacidade de fabricar sistemas inerciais para uso em veículos lançadores e satélites, componentes considerados sensíveis, e por essa razão de difícil aquisição no mercado mundial. Os sistemas inerciais do VLS-1, por exemplo, foram adquiridos da Rússia em meados da década de noventa, sob objeções do governo dos EUA. Para saber mais, leia "Sistemas inerciais: o calcanhar-de-aquiles do VLS"


Fonte: Blog Panorama Espacial

Comentário: Bom, muito bom mesmo. Notícias como essa alimenta a nossa esperança de que alguma dia chegaremos a auto-suficiência nas atividades espaciais. Grande notícia e parabéns a FINEP e os órgão envolvidos no desenvolvimento desse importante projeto para o Programa Espacial Brasileiro. Para maiores informações leitor veja também a matéria "Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial" postada aqui no blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial