Brasil e China Estreitam Cooperação em Ciência Espacial

Caro leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (01/04) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que representante do Centro Nacional de Ciência Espacial da China (NSSC, na sigla em inglês) esteve no Brasil para estreitar cooperação em Ciência Espacial.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Brasil e China Estreitam
Cooperação em Ciência Espacial

Por INPE
Publicado: Abr 01, 2019

São José dos Campos-SP, 01 de abril de 2019

William Liu, do Centro Nacional de Ciência Espacial da China (NSSC, na sigla em inglês), esteve no Brasil entre os dias 21 e 24 de março para intensificar a cooperação científica espacial entre os dois países. No NSSC, Liu está à frente do Programa Círculo Meridiano Internacional (IMCP), que engloba extensa rede de instrumentos ao longo dos meridianos 60°W e 120°E e ferramentas computacionais para estudos sobre clima espacial.

Por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil estabeleceu em 2014 um acordo com o NSSC para a instalação de equipamentos no Centro Regional Sul, em Santa Maria (RS), e na sede do Instituto, em São José dos Campos (SP). A parceria também resultou no Laboratório Sino-Brasileiro para Clima Espacial, que realiza suas atividades na sede do INPE, sob a coordenação executiva de Zhengkuan Liu.

O diretor do IMCP/NSSC viu resultados de trabalhos científicos durante sessão de pôsteres e esteve no Embrace, o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial do INPE. William Liu também visitou o Laboratório de Integração de Testes (LIT), onde o satélite sino-brasileiro CBERS-4A passa pelos últimos ensaios antes do lançamento, a partir de uma base chinesa no segundo semestre deste ano.

Recebido pelo diretor do INPE, Ricardo Galvão, William Liu reforçou o interesse em manter a cooperação nos estudos sobre clima espacial. A parceria fortalece a pesquisa de doutores formados pelo INPE, que podem contar com a supervisão conjunta de pesquisadores chineses e brasileiros. Outra consequência é o intercâmbio contínuo entre especialistas dos dois países em workshops e visitas oficiais.

Como parte da agenda oficial no Brasil, Liu e a comitiva chinesa visitaram grupos de pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica da Universidade Presbiteriana Mackenzie (CRAAM) e do Observatório de Radioastronomia em Atibaia.

Professor Liu e pesquisadores do INPE.
Sessão de pôsteres durante a visita da comitiva chinesa.
Seminário de William Liu no INPE sobre o Programa
Círculo Meridiano Internacional (IMCP).


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários